O SARAU COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA POÉTICA E REFLEXÃO SOBRE NOVOS TERRITÓRIOS CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i12.10444Resumo
O presente trabalho intenta, em termos gerais, refletir sobre a importância dos saraus na literatura brasileira, apontando para a utilização dos mesmos como espaço de resistência cultural, social e política. Mais especificamente, intenta-se tratar dos saraus em territórios periféricos da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, partindo da menção à trajetória histórica dos saraus da COOPERIFA (Cooperativa Cultural de Periferia) Dar-se-á ênfase à obra de Moduan Matus, um importante militante cultural da Baixada Fluminense, que inicia sua atuação poética na década de 1970, quando escrevia seus poemas em muros e portas de lojas fechadas. Suas atividades artísticas são realizadas, ainda hoje, em espaços diversos, que vão dos quintais às praças públicas. O estudo da obra de Matus e da importância dos saraus como forma de resistência cultural permitirá que se traga à luz importantes reflexões identitárias locais.
Palavras-chave: lugar; território; marginalidades; Baixada Fluminense. Moduan Matus
The present work tries, in general terms, to reflect on the importance of sarahs in Brazilian
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Não lugares: uma introdução a uma antropologia da super-modernidade. Campinas: Papirus, 1994.
BARBOSA, Caldas. Viola de Lereno. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
BAUMAN, Zygmunt. Identidades. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade. In: _____. Magia e Técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-Modernidade. Trad. De Tomáz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina , 2014.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. Poesia Jovem – anos 70. São Paulo: Abril Educação, 1982.
MATUS, Moduan. Blog do autor. http://moduanmatus.blogspot.com.br/p/p.html. Acesso em: 27 out. 2016.
NASCIMENTO, Érica Peçanha do. Vozes marginais na literatura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.
ROCHA, João César de Castro. A guerra de relatos no Brasil contemporâneo. Ou: “a dialética da marginalidade”. Letras. Universidade Federal de Santa Maria, n.32, p.23-70, Jun 2006. Ética e Cordialidade.
SPIVAK, Gayatri Chacravorty. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
TUAN, Yi Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.