Cidade Maravilhosa: O Rio de Janeiro representado pelas letras

Autores

  • Priscilla Oliveira Xavier Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR, Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i12.10446

Resumo

O moderno marca a virada do século XIX para o século XX no Brasil, construindo e se apropriando das cidades como espaços privilegiados para a encenação do poder. No período, o imaginário moderno e urbano se difunde na capital da república, inspirando e inflando a cultura. Especificamente pelo ofício das letras, as cidades foram tematizadas à exaustão, sintomatizando o novo período. Nos textos as cidades deixam de ser o cenário do que se conta e passam a ser contadas, ganhando feições, afetos e personalidade. E no fenômeno de conferir legibilidade e distinção às cidades, o Rio de Janeiro passou a ser representado como Cidade Maravilhosa. Pretendemos nesse trabalho lançar luzes sobre a associação entre o Rio de Janeiro o termo Cidade Maravilhosa, buscando a origem do termo e refletindo sobre as formas escritas de representar o Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Oliveira Xavier, Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Graduada em Ciências Sociais (UFRJ/ 2008) e em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Facha- 2000). Experiência na área de Antropologia e Sociologia, em temáticas como planejamento urbano, comunicação, cultura, produção do espaço, políticas públicas e movimentos sociais.

 

Referências

ASSIS, Machado de. Obras completas. A Semana (1892-1893). Rio de Janeiro; São Paulo; Porto Alegre: W.M. Jackson Inc., 1o vol.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

CAMPOS, A. da Costa S. Dicionário de curiosidades do Rio de Janeiro. São Paulo: Comércio e Importaçã o de Livros; 1965.

COELHO NETO. Cidade Maravilhosa. São Paulo: Companhia Melhoramentos. 1928.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 6ª edição, 2ª reimpressão, 2002.

JUNG, C.G. O Homem e Seus Símbolos. Rio De Janeiro: Aldus, 1964.

LAPLATINE, François; TRINDADE, Liana S. O que é imaginário. São Paulo, Ed. Brasiliense, 2003. Coleção Primeiros Passos, nº 309.

LESSA, Carlos. O Rio de todos os Brasis. Uma reflexão em busca de auto-estima. Rio de Janeiro, Ed. Record, 2000.

LOPES, Antonio Herculano; VELLOSO, Monica Pimenta; PESAVENTO, Sandra Jatahy (org.). História e linguagens: texto, imagem, oralidade e representações. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

MARGATO, Izabel; GOMES, Renato Cordeiro. (org.). Literatura/ Política / Cultura: (1994-2004). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

MENDÈS, J. C. La Ville Merveilleuse. Paris: E. Sansot & Cie;1913.

MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

RESENDE, Beatriz (org) Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio Editora. 2001. 2a ediçã o.

SANTUCCI, Jane. Babélica Urbe. O Rio nas crônicas dos anos 20. Rio de Janeiro: Ed. Rio Books, 2015.

Downloads

Publicado

2017-03-22

Como Citar

Xavier, P. O. (2017). Cidade Maravilhosa: O Rio de Janeiro representado pelas letras. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (12), 57-70. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i12.10446

Edição

Seção

Dossiê 12: Leituras do Mundo: formas de expressão criativas e comunicativas