PRÁTICAS DE LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE: EXPERIÊNCIAS EM BIBLIOTECAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Marisa Schincariol de Mello Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i12.10447

Resumo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal apresentar uma investigação acerca das múltiplas práticas de leitura em bibliotecas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para a realização deste estudo, buscamos delimitar o universo de frequentadores, suas práticas de leitura na biblioteca, os mediadores entre os textos, sons, imagens e a leitura, bem como as relações entre os espaços das bibliotecas e os territórios onde estão inseridos. Investiga-se ainda qual a importância e a função da leitura para os que a praticam, nos níveis objetivo, subjetivo, simbólico e imaginário. Através de entrevistas e da observação participante, procuramos trazer à tona a relação dos usuários com os livros, outros conteúdos, mídias e suportes. Cada vez mais, observamos práticas que combinam leitura, oralidade e escrita em um cenário transmidiático. Com os resultados, procura-se também contribuir com informações sobre a experiência dos usuários para a formulação e avaliação das políticas públicas de leitura e aquelas voltadas para as bibliotecas.

 

Palavras-chave: Rio de Janeiro, bibliotecas, práticas de leitura, leitura do mundo, experiências.

 

Resumen

El presente artículo tiene por objetivo principal presentar una investigación acerca de las múltiples prácticas de lectura en bibliotecas ubicadas en la ciudad de Rio de Janeiro. Para la realización de este estudio, buscamos delimitar el universo de sus frecuentadores, sus prácticas en la biblioteca, los mediadores entre los textos, sonidos, imágenes y la lectura, además de las relaciones entre los espacios de las bibliotecas y los territorios que las abarcan. Investigamos además cual es la importancia y función de la lectura para sus practicantes, en los niveles objetivo, subjetivo, simbólico e imaginario. A través de entrevistas y de la observación participante, buscamos recuperar la relación del público con los libros y otras formas de lectura del mundo, a través de otros suportes, como el audiovisual, la música, etc. Cada vez más, observamos prácticas que combinan lectura, oralidad y escrita en un escenario transmediático. A partir de los resultados se pretende contribuir para la formulación y evaluación de las políticas públicas de lectura y bibliotecas.

 

Palabras clave: Rio de Janeiro, bibliotecas, prácticas de lectura, lectura de mundo, experiencias.

 

 

Abstract

The major purpose of this article is to present a research on the multiple reading practices in libraries in the city of Rio de Janeiro. We attempted, firstly, to define the universe of its users, their reading practices at the library, the mediators between the texts, sounds, images and reading, as well as the relationships between the libraries´ venues and the territory in which they are set in. It is also analyzed what is the importance and function of the reading for those who practice it, in objective, subjective, symbolic and imaginary levels. Through interviews and participant observation, we tried to highlight the users´ relationship with books, other contents, medias and formats. We increasingly observe practices that combine reading, orality and writing in a transmedia scenery. Thus, we hope to contribute with information on the experience of the users for the formulation and evaluation of public reading and libraries´ policies.

 

Key words: Rio de Janeiro, libraries, reading practices, reading the world, experiences.

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Biografia do Autor

Marisa Schincariol de Mello, Universidade Federal Fluminense

Atualmente, realiza seu pos doutoramento no Programa de Pos Graduação em Cultura e Trritorialidades (2013-atual),sendo professora, orientadora e pesquisadora;

Graduada, mestre e doutora em história pela Universidade Federal Fluminense (2012);

Áreas de pesquisa: estudos culturais, literatura, intelectuais, leitura, cidade, territorialidades, gestão cultural;

Produtora cultural, com ênfase em elaboração e gestão de projetos culturais e educativos; edição de publicações; artes visuais.

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Publicado

2017-03-22

Como Citar

de Mello, M. S. (2017). PRÁTICAS DE LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE: EXPERIÊNCIAS EM BIBLIOTECAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (12), 71-88. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i12.10447

Edição

Seção

Dossiê 12: Leituras do Mundo: formas de expressão criativas e comunicativas