O jornalista e o assessor de imprensa no cinema noir através do filme A Embriaguez do Sucesso

Autores

  • Alex Sampaio Pires Universidade Federal de Pelotas
  • Michele Negrini Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i12.10452

Resumo

Este estudo busca, com base no filme A Embriaguez do Sucesso, entender como o cinema noir mostrou os jornalistas e os assessores de imprensa, e como os reflexos sociais da época, como o fatalismo pós-guerra e o medo do comunismo, influenciaram nesta apresentação. A análise é realizada com o método da Análise de Imagens em Movimento, de Diane Ross. Entre as conclusões, destaca-se que o noir via os jornalistas como seres manipuladores, e que esta construção ocorre por causa do período histórico, de desilusão, vivenciado na América, enquanto os assessores de imprensa aparecem também de forma manipuladora, porém de forma inferior aos jornalistas, reflexo de um preconceito que por muito tempo existiu no meio jornalístico.

 

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Biografia do Autor

Alex Sampaio Pires, Universidade Federal de Pelotas

Jornalista pela Universidade Federal de Pelotas

Michele Negrini, Universidade Federal de Pelotas

Jornalista. Doutora em Comunicação pela PUC RS. Professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2017-06-22

Como Citar

Pires, A. S., & Negrini, M. (2017). O jornalista e o assessor de imprensa no cinema noir através do filme A Embriaguez do Sucesso. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (12), 158-179. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i12.10452

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)