Seguindo a constituição da Joalheria contemporânea

Autores

  • Ana Neuza Botelho Videla Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i12.10453

Resumo

A proposta deste estudo visou apresentar o segmento profissional da joalheria, tendo por objetivo identificar em quais circunstâncias a joalheria é considerada arte, por ser uma categoria orientada para a produção de trabalhos mais experimentais, os quais podem ter a intenção de problematizar a ornamentação corporal ou a linguagem da joalheria. Do ponto de vista metodológico, distinguir as características dos produtos gerados por artistas joalheiros implicou no acompanhamento das práticas de produção, comercialização, eventos de divulgação e lançamentos de projetos. A construção teórica da pesquisa objetivou abarcar o ponto de vista do sujeito e seu contexto. Neste sentido, a obra de Bruno Latour contribuiu para se pensar a constituição de uma categoria artística.  Como resultados, observamos que os joalheiros, por se situarem entre dois campos de práticas, parecem se encontrar em um espaço liminar. De um lado, afirmam que o que os diferenciam das outras formas de produzir joalheria é a exploração ou experimentação do objeto associado ao corpo. De outro, tem-se o conhecimento especializado da joalheria, o qual faz a mediação das influências externas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Neuza Botelho Videla, Universidade Federal do Cariri

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com período sanduíche no Departamento de Antropologia da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM), na Cidade do México. Formada em Joalheria pelas Escolas Contacto Directo e Ar.Co, Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa. Foi professora de joalheria e coordenadora da Escola de Joalheria do SENAI-RJ. Publica textos e artigos sobre questões referentes à pesquisa em Design Antropologia, com ênfase nos aspectos culturais e religiosos dos artefatos. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Design de Produto da Universidade Federal do Cariri. Tem experiência em desenvolvimento e produção de joalheria contemporânea.

Referências

ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma historia concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify. 2006.

BESTEN, Liesbeth den. On Jewellery – a compendium of international contemporary art jewellery. Stuttgart: Arnoldsche Art Publishers, 2011.

CANCLINI, Nestor García. Introducción De la cultura postindustrial a las estratégias de los jóvenes. In: CANCLINI, Nestor García. G., CRUCES, F. e POZO, M. U. C. (Org). Jóvenes, culturas urbanas y redes digitales. Barcelona: Editora Ariel, 2012.

DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora/Edusp, 2006.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

____. A esperança de Pandora: Ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

____. A Dialog on Actor Network Theory. In: The Social Study of Information and Communication Study, edited by C. Avgerou, C. Ciborra, and F.F. Land, Oxford University Press, pp.62-76, 2004. Disponível em: http://www.bruno-latour.fr/sites/default/files/90-ANT-DIALOG-LSE-GB.pdf 2004a.

____. Por uma antropologia do centro: depoimento. [fevereiro de 2004]. Rio de Janeiro: Mana. (entrevista)

____. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator rede. Salvador: Edufba, 2012.

MURRAY, Kevin. Keeping the Faith with Contemporary Jewelry: The Rise of the Collectivein Mexico, Taiwan, and Beyond. São Francisco: Art Jewelry Forum, 2014. Disponível na internet por http em: <http://www.artjewelryforum.org>. Acesso em 30 nov. 2014.

ROJAS, Jorge. Ramón Puig Cuyás: la armonía matemática. In: GOLDTIME | Diario online de información sobre joyería y relojería. Noticias y actualidad del sector de la joyería y la relojería. Disponível em: http://www.goldandtime.org/noticia/80898/Goldtime/La-armonia-matematica-de-Ramon-Puig-Cuyas.html Acesso em 29 Jan. 2016.

SKINNER, Damian. A Künzli for Our Time? In: Art Jewelry Forum. 21 mai 2013. Disponível em: <http://www.artjewelryforum.org/print/2912>. Acesso em 27 mar. 2015.

TURNER, Victor W. O processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

Downloads

Publicado

2017-03-22

Como Citar

Botelho Videla, A. N. (2017). Seguindo a constituição da Joalheria contemporânea. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (12), 180-194. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i12.10453

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)