O ENSINO RELIGIOSO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO: O CASO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos Universidade Federal da Paraíba/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i13.10459

Resumo

Este artigo é fruto das reflexões e discussões acerca dos estudos curriculares e do campo da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) frente ao Ensino Religioso - ER, bem como o seu reconhecimento como componente curricular na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, cuja política de currículo será referência no que diz respeito aos conteúdos e saberes necessário para traçar os objetivos de aprendizagens a serem ensinados e apreendidos pelos educandos nas escolas públicas e particulares do Brasil. Entretanto,  na terceira versão da BNCC aprovada pelo Ministério da Educação - MEC o Ensino Religioso foi retirado desse documento, até então se tinha presente esse ensino nas duas últimas versões na BNCC. É nesse sentido que o objetivo desse trabalho é analisar os discursos produzidos nas Políticas Públicas de Currículo, acerca da exclusão do Ensino Religioso na BNCC. Metodologicamente esse estudo é de cunho bibliográfico e documental com delineamento explicativo, reflexivo e crítico. Diante da análise realizada nesse estudo frente à exclusão do Ensino Religioso na BNCC podemos concluir, portanto, que o documento proposto se faz mais um artefato para legitimar hegemonias, preconceitos, discriminações, e relações de poder no que se tratam as questões religiosas.

 Palavras-chave: Ensino Religioso. Políticas de Currículo. Base Nacional Comum Curricular. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos, Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba - PPGCR/UFPB, na linha de pesquisa Educação e Religião. Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia para Magistério em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos) com Área de Aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba Campus I - João Pessoa. Atua nas seguintes temáticas: Currículo, Políticas e práticas curriculares educacionais, Ensino Religioso, Questões de Gênero e Diversidade na escola.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Estudo comparativo entre a versão 2 e a versão final. Ministério da Educação – MEC, 2017. Disponível em: <http://cnebncc.mec.gov.br/docs/BNCC_Estudo_Comparativo.pdf> Acesso em: Maio 2017.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação. Nº 27, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a12.pdf> Acesso em: Maio, 2017.

FOUCAULT, Michel.A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 15ª.ed. São Paulo: Loyola, 2007.

_______. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade?. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SANTOS, Mirinalda Alves Rodrigues dos.; LACERDA, Thalisson Pinto Trindade de. (Re)significando os sentidos de currículo e interculturalidade no ensino religioso: desafios no contexto da globalização. In: VIII Congresso Nacional do Ensino Religioso-CONERE, 2016, Recife/PE. Anais do Congresso Nacional de Ensino Religioso. Florianópolis/SC: FONAPER, 2016, p. 290-304.

SILVA, Tomaz Tadeu da.O currículo como fetiche – A poética e a política do texto. Autêntica, 2007.

SÜSSEKIND, Maria Luiza. As (im)possibilidades de uma Base Comum Nacional. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p.1512-1529, out./dez. 2014. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br//index.php/curriculum>.Acesso em: Maio, 2017.

Downloads

Publicado

2018-01-15

Como Citar

Alves Rodrigues dos Santos, M. (2018). O ENSINO RELIGIOSO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO: O CASO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (13), 53-64. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i13.10459

Edição

Seção

Dossiê 13: Cultura e Religião