A CNBB como promotora de notícia e fonte de informação da religião católica no Jornalismo: notas como ritual estratégico e meios alternativos de agendamento

Autores

  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Eliane Muniz Lacerda Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i13.10463

Resumo


Este artigo investiga material empírico, documental, por meio de análise de conteúdo: notas e meios alternativos de agendamento midiático (1968-1977) feitos pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), durante o período da Ditadura Militar no Brasil. A análise leva em conta, tematicamente, cinco casos de religiosos acusados pelo Estado de praticar atividades subversivas, publicados em Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e O Globo. O objetivo é o de resgatar a CNBB como ator no processo de produção da notícia (MOLOTCH e LESTER, 1999), além das ações tomadas como news promoters (assessores, organizações) ao se relacionar com os news assemblers (repórteres, editores, redações) negociando sentidos a serem ofertados no noticiário aos news consumers (público leitor). Muito mais que fonte de notícias no espaço público e no espaço midiático, a CNBB participou ativamente em prol de da cidadania, em prol da luta pelos direitos humanos.

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Biografia do Autor

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGSSCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação.

http://lattes.cnpq.br/8069653382475080

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2838034439891860

Eliane Muniz Lacerda, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Docente no curso de Comunicação na Universidade Católica de Brasília (UCB) e assessora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É também a primeira leiga, pessoa não religiosa da hierarquia episcopal, a ser assessora da entidade. Vice-líder do grupo supracitado.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2838034439891860


Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília (UCB)


Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGSSCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (ESTCOM). Líder do projeto de pesquisa O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal - FAPDF - 193.001.037/2015 - Projeto Externo

http://lattes.cnpq.br/2233341168995716

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0834727217712265

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Publicado

2018-01-15

Como Citar

Dias, R., Lacerda, E. M., & Gomes, V. M. L. R. (2018). A CNBB como promotora de notícia e fonte de informação da religião católica no Jornalismo: notas como ritual estratégico e meios alternativos de agendamento. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (13), 113-129. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i13.10463

Edição

Seção

Dossiê 13: Cultura e Religião