Entre imagens, modernidade e religião: a iconologia protestante no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i13.10466Resumo
Esse artigo propõe examinar as relações entre modernidade, protestantismo e fotografia a partir de um percurso teórico e de um acervo imagético. O primeiro busca compreender as relações entre modernidade, visualidade e a história do protestantismo no Brasil. Tais inter-relações compõem a primeira parte do texto. A segunda parte do texto descreve o acervo imagético. As análises apresentadas enfocam duas coleções: os arquivos do Centro Audio Visual Evangélico - O CAVE; e The Grubb Collection, conjunto de álbuns pessoais do missionário britânico Keneth Grubb. O texto apresenta resultados parciais da pesquisa, tais como uma breve descrição de três tipologias classificatórias das imagens protestantes; o status privilegiado da fotografia; e dois recortes temáticos que agregam imagens dos dois acervos estudados.
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Referências
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- FONTES PRIMÁRIAS
- Imagens:
Arquivo CAVE, Centro de Memória Metodista, Universidade Metodista de São Paulo
Grubb Collection, Royal Anthropologycal Institute
- Documentos:
- CAVE. Árvores e Flores do Brasil. Comentário de diafilme. 25 Quadros.
- CAVE. O Bom Samaritano. Comentário de diafilme. 68 Quadros.
- CAVE. Comunicação Interna. 18 abril 1964.
- CAVE. O Feiticeiro. Comentário de diafilme. 74 Quadros.
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