Cidade vista de dentro

Autores

  • Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira Escola de Comunicações e Artes da USP

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i14.10471

Resumo

O presente artigo busca articular à noção de democracia a de participação, na perspectiva de aumento da qualidade democrática. A participação democrática se efetua de maneira concreta no espaço local, na cidade. A partir da experiência de cogestão de uma ocupação cultural em Ermelino Matarazzo, firmada entre coletivos culturais e a Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, através de entrevista com um dos participantes do movimento, busca-se refletir sobre formas de articulação entre democracia representativa e democracia participativa, novas institucionalidades que permitam experimentações, sendo o campo da cultura privilegiado para isso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira, Escola de Comunicações e Artes da USP

Docente e pesquisadora no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI - ECA - USP. Doutora em Ciência da Informação, área de concentração Informação e Cultura, Linha de pesquisa Ação e Mediação Cultural, pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP, possui graduação em História pela Universidade de São Paulo, Licenciatura em História pela Faculdade de Educação da USP. Atua na área de ação cultural, política cultural e apropriação social da informação. Desenvolve o projeto Que políticas culturais para o século XXI?. Integra o grupo de estudo Humanidades Digitais, no IEA - USP. Ao longo de 2016, no Programa Ano Sabático da Pró-Reitoria de Pesquisa e do Instituto de Estudos Avançados da USP, desenvolveu o projeto de pesquisa Dinâmicas culturais contemporâneas: imbricações entre singularidades, coletivos, tecnologias e instituições culturais na perspectiva do Comum, resultando, entre outros, no filme Dinâmicas, Flutuações e Pontos Cegos.

Referências

CALVINO, I. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

JORNAL O Estado de São Paulo.'Vou quebrar a sua cara', diz secretário da Cultura de Doria a ativista. 30/05/2017. Acessível em http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,vou-quebrar-a-sua-cara-diz-secretario-da-cultura-de-doria-a-ativista,70001818838. Acesso em 28/09/2017.

LEFORT, C. A invenção democrática.Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MAIA, H.M. Grupos, redes e manifestações: a emergência dos agrupamentos juvenis nas periferias de São Paulo. Dissertação de mestrado. PUC – SP, 2014.

MARTÍN-BARBERO. Diversidade em convergência. Matrizes, Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicações da ECA – USP, v.8 – nº 2, jul./dez., 2014, p.15-33.

RANCIÈRE, J. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014.

RIBEIRO, R.J. A boa política. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SANTOS, B. de Souza. A difícil democracia. São Paulo: Boitempo, 2016.

SANTOS, M. O retorno do território. In: OSAL. Año VI Nº 16 (enero-abril 2005), Buenos Aires, CLACSO, 2005.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Maciel Barbosa de Oliveira, L. (2018). Cidade vista de dentro. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (14), 108-117. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i14.10471

Edição

Seção

Dossiê 14: Práticas socioculturais, patrimônio cultural e territórios