Apropriação do patrimônio cultural na região portuária do Rio de Janeiro: políticas culturais entre a territorialidade e a exploração

Autores

  • Mariana Luscher Albinati Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i14.10483

Resumo

O artigo se debruça sobre diferentes agentes e ações de política cultural que disputam, no contexto do projeto Porto Maravilha, os discursos e práticas acerca da cultura na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido, coloca em discussão as diferentes lógicas que operam a apropriação do patrimônio cultural materialmente situado ou simbolicamente referido na região: de um lado a lógica da territorialidade que, atuando em diversas escalas, é marcada pela apropriação simbólica, pelo sentido de pertencimento (diferente de propriedade) e pela produção de bens comuns urbanos; de outro a lógica da exploração, marcada pela apropriação privada do capital simbólico coletivo produzido por grupos culturalmente subordinados em políticas culturais promovidas por e para grupos dominantes. Para tanto, parte-se de um entendimento ampliado acerca das políticas culturais, reconhecendo suas diferentes esferas de produção (institucionais ou não, do Estado ou da sociedade civil), sem ignorar a posição privilegiada que o Estado – e a coalizão de poderes e favor da qual opera – detém na disputa pela legitimidade da expressão das diferentes culturas que o espaço urbano reúne.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Luscher Albinati, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ)

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ

Referências

DOMINGUES, João; ALBINATI, Mariana. Direitos culturais: diversidade e conflito produzindo a cidade. In: SANTOS JUNIOR, O. A. dos; NOVAES, P. R.; LACERDA, L.; WERNECK, M. (orgs.). Caderno Didático Políticas públicas e direito à cidade: programa interdisciplinar de formação de agentes sociais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Os limites do patrimônio. In: LIMA FILHO; ECKERT; BELTRÃO (orgs.). Antropologia e Patrimônio Cultural: diálogos e desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Nova Letra, 2007.

GUIMARÃES, Roberta Sampaio. A utopia da Pequena África: Projetos urbanísticos, patrimônios e conflitos na Zona Portuária carioca. Rio de Janeiro: FGV, 2014

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

LEFEBVRE, Henry. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

ROMÃO, Marcos. Denegrir não é ofensa, queremos denegrir esta peça: “João Alabá e a Pequena África”. Mamapress, 17 de jun. 2015 (online). Disponível em: <https://mamapress.wordpress.com/2015/06/17/denegrir-nao-e-ofensa-queremos-denegrir-esta-peca-joao-alaba-e-a-pequena-africa/>.

SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos. Governança empreendedorista: a modernização neoliberal. In: RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz (org.). Rio de Janeiro: transformações na ordem urbana. Rio de Janeiro: Letra Capital; Observatório das Metrópoles, 2015.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Como Citar

Albinati, M. L. (2018). Apropriação do patrimônio cultural na região portuária do Rio de Janeiro: políticas culturais entre a territorialidade e a exploração. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (14), 177-187. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i14.10483

Edição

Seção

Dossiê 14: Práticas socioculturais, patrimônio cultural e territórios