Chora não coleguinha: uma análise da influência da formação discursiva do movimento feminista em músicas da dupla Simone & Simaria

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Doutor em Comunicação Social; professor e vice-coordenador do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale, Novo Hamburgo,RS.
  • Rosana Vaz Silveira Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale/RS; mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo/SP e professora dos cursos e Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Moda
  • Daniele Peletti de Souza
  • Ester Quaresma da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i15.27263

Resumo

O presente artigo analisa o discurso das letras de músicas da dupla sertaneja Simone & Simaria. A importância do tema se dá na medida em que há uma crescente participação de mulheres no meio musical, como o sertanejo, abordando assuntos envolvendo discursos ditos feministas. O objetivo geral é analisar a formação discursiva das letras e sua associação com o movimento feminista, conforme divulgado pelas cantoras em suas entrevistas na mídia. A base teórica compõe-se de autores que expressam sobre o Feminismo, sobre o gênero musical do sertanejo e a análise do discurso. O estudo apoia-se no método qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica e Análise do Discurso nas letras de músicas. A análise consiste na associação da música Chora Boy de Simone & Simaria com o discurso feminista, em meio aos trabalhos da dupla. Com isso, foi possível perceber que apesar da música Chora Boy contar com aspectos discursivos da formação discursiva do Feminismo, ela possui trechos que reforçam a submissão feminina.

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Publicado

2018-11-12

Como Citar

Pinheiro, C. M. P., Silveira, R. V., de Souza, D. P., & da Silva, E. Q. (2018). Chora não coleguinha: uma análise da influência da formação discursiva do movimento feminista em músicas da dupla Simone & Simaria. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (15), 48-61. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i15.27263

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)