Um “ofício de cartógrafo mestiço”: a proposta metodológica de Jesús Martín-Barbero como base para um estudo de caso da telenovela mexicana Rubi
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i15.27264Resumo
Tomando por base as propostas teóricas e metodológicas de Jesús Martín-Barbero, em seus livros Ofício de cartógrafo - Travessias latino-americanas da comunicação na cultura e Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia, o presente artigo busca discutir a cartografia como inspiração metodológica para se analisar objetos televisivos e suas narrativas na contemporaneidade. A partir desse aporte, pretende-se ilustrar o mapa das mediações a partir das telenovelas mexicanas reprisadas pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), com ênfase na produção Rubi, exibida pela quarta vez em 2017. Os itinerários desse estudo se guiam pelas complexas relações entre comunicação, cultura e política, que ocupam um lugar central no mapa das mediações, principalmente no eixo diacrônico entre matrizes culturais e formatos industriais. Dessa forma, inspirada pelos estudos culturais e com uma perspectiva interdisciplinar, a investigação proposta se desenvolve considerando as complexidades da cultura popular segundo a concepção de Stuart Hall e os processos de mediação que a mesma proporciona, exemplificada em alguns produtos midiáticos.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec ; Brasília: Universidade de Brasília, 1987.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BURKE, Peter. A cultura popular na Idade Moderna. Europa – 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Ano 8, número 14, semestral, out/2017 a mar/ 2018
Disponível em http://www.pragmatizes.uff.br
CANCLINI, Nestor. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 1998.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel/Bertrando Brasil, 1990.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
JACKS, Nilda; MENEZES, Daiane Boelhouwer. Estudos de recepção na América Latina: contribuição para atualizar o panorama. E-Compós (Brasília), v. 1, p. 1-12, 2007. Disponível em: <http://ltc-ead.nutes.ufrj.br/constructore/objetos/Estudos%20de%20Recep%e7%e3o%20na%20Am%e9rica%20Latina.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. As formas mestiças da mídia. Entrevista a Mariluce Moura, Revista Pesquisa FAPESP, p. 10-15, 2009a. Disponível em <http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2009/09/010-015_entrevista_163.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às Mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, [1997] 2009b.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo: Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
MARTINS, Rafael Barbosa Fialho. Resgate Histórico das Vinhetas do SBT: A Busca por um “Estilo SBTista”. Revista Eletrônica CoMtempo, São Paulo, v. 6, n 2, p. 1-16, 2014.
MIRA, Maria Celeste. Circo eletrônico: Silvio Santos e o SBT. São Paulo: Loyola, 1995.
MAZZIOTTI, Nora. Telenovela: Industria y Prácticas Sociales. Buenos Aires: Grupo Editoral Norma, 2006.
NANTES, Joana d’Arc de. Audiência da telenovela mexicana no Brasil: o caso de A Usurpadora. (Graduação em Estudos de Mídia). Universidade Federal Fluminense, 2016.
OLIVEIRA, Ohana. “O que o mundo separa, o Esquenta! junta?”: como representações e mediações ambivalentes configuram múltiplos territórios. (Mestrado em Cultura e Territorialidades). Universidade Federal Fluminense, 2015.
RICOEUR, Paul. A tríplice mimese. In: Tempo e Narrativa. Campinas: Papirus, 1984
RINCÓN, OMAR. Lo popular en la comunicación: culturas bastardas + ciudadanías celebrities. In: La comunicación en mutación [Remix de discursos]. Bogotá: FES, 2015.
RONSINI, Veneza Mayora. A perspectiva das mediações de Jesús Martín-Barbero (ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de recepção). In: 19º Encontro Anual da COMPÓS, 2010, Rio de Janeiro. Anais do 19º Encontro Anual da Compós. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. p. 1-15.
SILVA, Renata Maldonado. Percursos históricos da produção do gênero telenovela no Brasil: continuidade, rupturas e inovações. Conexão (UCS), v. 11, p. 151-172, 2012.
THOMASSEAU, Jean-Marie. O melodrama. Tradução e notas Claudia Braga e Jacqueline Penjon. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.
WOTRICH, Laura, SILVA, Renata C. da; RONSINI, Veneza M. A perspectiva das mediações de Jesús Martín Barbero no estudo de recepção da telenovela. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba, PR. Anais eletrônicos XXXII Intercom. Curitiba: Universidade Positivo, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.