Couro ruim é que chama ferrão de ponta: a respeito da violência em Grande sertão: veredas
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i18.38867Palavras-chave:
Guimarães Rosa, Grande sertão, veredas, poéticas do mal, medo, violênciaResumo
O presente artigo propõe uma leitura de Grande sertão: veredas (1956), de Guimarães Rosa, sob a perspectiva das “poéticas do mal”. Partimos de observações e descrições feitas em um artigo anterior, em que demonstrávamos ser o medo um elemento temático e estrutural fundamental no romance rosiano. Dando continuidade a essa abordagem, nossa proposta é considerar especificamente a violência, tanto em sua dimensão temática quanto em sua função formal na narrativa. A hipótese a ser desenvolvida é que a violência também se configura como um elemento essencial da história de Riobaldo, não possuindo em si mesma um valor positivo ou negativo, uma vez que surge ora como um produto dos receios experimentados pelo protagonista, ora como um meio de conciliar e superar os seus temores.
Downloads
Referências
ARNT, Gustavo. “Viver é muito perigoso”: latifúndio e violência em Grande sertão: veredas. Gragoatá, Niterói, n. 39, p. 430-453, 2. sem. 2015.
BUENO, Giselle. O destapar do demônio: violência e trauma em Grande sertão: veredas. In: ANAIS eletrônicos do XI Congresso Internacional da ABRALIC. São Paulo: USP, 2008.
CANDIDO, Antonio. O homem dos avessos. In: _____. Tese e antítese. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1964.
FRANÇA, J. O medo como elemento temático e estrutural de Grande Sertão: Veredas. In: ANAIS eletrônicos do XVI encontro internacional da ABRALIC. Brasília: UnB, 2020. [no prelo]
FRANÇA, J., ARAÚJO, Ana Paula. As artes e os atributos do Mal. In:___. As artes do mal; textos seminais. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018.
GINZBURG, Jaime. A violência em Grande sertão: veredas. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, n.34, p. 87-99, 1992.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 20 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.