Music consumption in Brazil: an analysis of streaming reproductions

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i19.40565

Palavras-chave:

consumption, music, genre, streaming

Resumo

Music is one of the cultural segments that most adapts and innovates, as observed in the recent rise of streaming services. The consumption of digital music has altered the dynamics of the market and the way people enjoy it. The aim of this article is to show trends and tastes of Brazilian individuals, taking into account musical genres. For this purpose, it uses data of playlists collected from the Spotify streaming platform through its API. The results show that genres such as sertanejo universitário and international pop have great national reach. However, other national genres and artists with less popularity have a relevant and distinct demand in some Brazilian cities. Our analysis indicates both the maintenance of the traditional consumption as the rise of the mass-replacement model. Therefore, a regionalization of the musical taste in Brazil is evidenced,which suggests a potential of musical niches in the context of the streaming market.

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Biografia do Autor

Gabriel Borges Vaz de Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Graduou-se em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Cultura e Economia Urbana. Atualmente é Gerente de Estudos Sociodemográficos e Econômicos na Subsecretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Belo Horizonte.

Ana Flávia Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: economia criativa, consumo cultural, mercado de trabalho de artistas e economia de museus. Entre 2010 e 2014, ocupou o cargo de Editora do periódico Nova Economia do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. No período de agosto de 2015 a março de 2017, ocupou o cargo de Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora de Cooperação Institucional da UFMG. Pesquisadora no CNPq em produtividade desde 2004 e membro eleita do Comitê Executivo da Association for Cultural Economics International (ACEI) a partir de 2019.

Lucas Resende de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Atualmente é aluno de doutorado do Programa de pós-graduação em economia do CEDEPLAR da UFMG e bolsista da CAPES. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde e Criminalidade (GEESC) da mesma instituição. Possui graduação em Ciências Economias pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), mestrado em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (2017). Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição espacial de serviços de saúde, equidade em saúde, estratégia saúde da família, valoração de estados de saúde, EQ-5D.

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AUTHOR, 2017.

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Vaz de Melo, G. B., Machado, A. F., & Carvalho, L. R. de. (2020). Music consumption in Brazil: an analysis of streaming reproductions. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 10(19), 141-169. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i19.40565

Edição

Seção

Dossiê 19: Cultura, Tecnologia e Sociedade