Afeto e método em Havana
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i19.42980Palavras-chave:
Alejo Carpentier, Literatura, relações de força, modernidade, América LatinaResumo
Trata-se de um ensaio em primeira pessoa relatando a experiência de pesquisa de campo, realizada em Havana, sobre a obra do escritor cubano Alejo Carpentier. O ensaio articula a reflexão de autobiográfica com algumas hipóteses desenvolvidas ao longo da pesquisa. Com uma narrativa fácil e envolvente, pretende-se trazer uma imagem realista da pesquisa científica no campo das humanidades, despertando o interesse pela aventura da imaginação sociológica.
Downloads
Referências
CARMO, Maria Suzana Moreira do. “Fedra”, de Jean Racine: moral do século XVII e criação literária. Letras, Santa Maria, v. 24, n. 49, p. 153-174, jul./dez. 2014.
CARPENTIER, Alejo. ¡Ecué-Yamba-Ó! São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
CARPENTIER, Alejo. “El bairro de San Sulpicio”. In: Crónicas. La Havana: Editorial Letras Cubanas, 1985, pp. 399-403.
CARPENTIER, Alejo. “El encanto cosmopolita del Bairro Latino”. In: Crónicas. La Havana: Editorial Letras Cubanas, 1985, pp. 380-384.
CARPENTIER, Alejo. A harpa e a sombra. Rio de Janeiro: editora Bertrand Brasil S. A., 1987.
CARPENTIER, Alejo. Cartas a Toutuche. La Havana: Editorial Letras Cubanas, 2010.
CARPENTIER, Alejo. Concerto Barroco. São Paulo: Companhia da Letras, 2008.
CARPENTIER, Alejo. O século das luzes (1962). São Paulo: Círculo do livro, 1989.
GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas e Sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia. das Letras, 1986.
GINZBURG, Carlo. Relações de Força: histórica, retórica e prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
MALINOWSKI, Bronislaw. “Prefácio”. In: ORTÍZ, Fernando. Contrapunto cubano del tabaco y elazúcar. Caracas, Venezuela: Biblioteca Ayacucho, 1987.
NEDER CERQUEIRA, Marcelo. Explosão na catedral: Poder, Cultura e Modernidade na América Latina.Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Rio de Janeiro: vol. 11, no 2, maio-agosto, 2019, p. 177-202
NEDER CERQUEIRA, Marcelo. Relações de força na passagem à modernidade naAmérica Latina: cultura, poder e subjetividade. Tese (Doutorado em História). Programa dePós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói,2016.
ORTÍZ, Fernando. Contrapunteo cubano del tabaco y elazúcar. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1987.
PADURA, Leonardo. Máscaras. São Paulo: Companhia das letras, 2000.
SCHNAIDERMAN, Boris. “MAIAKÓVSKI: evolução e unidade”. In: MAIAKÒVSKI.Poemas. SCHNAIDERMAN, Boris; CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de (tradutores e orgs.). São Paulo: Perspectiva, 2008.
WISNIK, José Miguel. O que se pode saber de um homem? Revista Piauí, n. 109. Rio de Janeiro: Editora Alvinegra, outubro de 2015.
ZIZEK, Slavoj. “Como Marx inventou o sintoma?” In: ZIZEK, Slavoj (org). Um Mapa da Ideologia. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1996.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.