Cooperação virtual e ODS nas universidades do espaço ibero-americano
- ferramentas de inovação no ensino do ciberjornalismo
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i21.47842Palavras-chave:
Ciberjornalismo, educação, universidade, inovaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo descrever três projetos de inovação educativa no campo do ciberjornalismo, úteis para avaliar o valor da inovação pedagógica para além da introdução e exploração didática das TIC. Estes projetos foram desenvolvidos pelo grupo de investigação KZBerri (Gureiker.info), financiado pela Universidade do País Basco entre 2015 e 2020, e partem do pressuposto de que a prática que se desenvolveu no âmbito da disciplina "Escrita Ciberjornalística" é útil para preencher a lacuna dos currículos de comunicação quando se trata de fomentar nos estudantes culturas profissionais altamente procuradas pelas empresas atuais do setor. Essas culturas são baseadas em valores como empreendedorismo em projetos de comunicação, criatividade e cooperação profissional em contextos convergentes e internacionais. Dois dos projetos descritos também representam a primeira aplicação da “internacionalização em casa” (IaH) (Crowther, 2001; Beelen e Jones, 2015) à inovação pedagógica em ciberjornalismo.
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