Cooperação virtual e ODS nas universidades do espaço ibero-americano

- ferramentas de inovação no ensino do ciberjornalismo

Autores

  • Ainara Larrondo-Ureta Universidad del País Vasco (UPV/EHU)
  • Fernando Zamith Universidade do Porto
  • Simón Peña-Fernández Universidad del País Vasco (UPV/EHU)
  • Koldobika Meso-Ayerdi Universidad del País Vasco (UPV/EHU)

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i21.47842

Palavras-chave:

Ciberjornalismo, educação, universidade, inovação

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever três projetos de inovação educativa no campo do ciberjornalismo, úteis para avaliar o valor da inovação pedagógica para além da introdução e exploração didática das TIC. Estes projetos foram desenvolvidos pelo grupo de investigação KZBerri (Gureiker.info), financiado pela Universidade do País Basco entre 2015 e 2020, e partem do pressuposto de que a prática que se desenvolveu no âmbito da disciplina "Escrita Ciberjornalística" é útil para preencher a lacuna dos currículos de comunicação quando se trata de fomentar nos estudantes culturas profissionais altamente procuradas pelas empresas atuais do setor. Essas culturas são baseadas em valores como empreendedorismo em projetos de comunicação, criatividade e cooperação profissional em contextos convergentes e internacionais. Dois dos projetos descritos também representam a primeira aplicação da “internacionalização em casa” (IaH) (Crowther, 2001; Beelen e Jones, 2015) à inovação pedagógica em ciberjornalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ainara Larrondo-Ureta, Universidad del País Vasco (UPV/EHU)

Doutora em Jornalismo

Fernando Zamith, Universidade do Porto

Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Professor na Universidade do Porto Portugal e na Universidad del País Vasco (UPV/EHU), Espanha

Referências

BEELEN, Jos.; JONES, Elspeth. Redefining Internationalization at Home. In: CURAJ, Adrian; MATEI, Liviu; PRICOPIE, Lemus; SALMI, Jamil; SCOTT, Peter (Ed.). The European Higher Education Area. Cham: Springer, 2015. p. 59-72. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-20877-0_5

BHUIYAN, Serajul I. Teaching media convergence and its challenges. Asia Pacific Media Educator, n. 20, 2010. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/apme/vol1/iss20/11/

BOR, Stephanie E. Teaching social media journalism: Challenges and opportunities for future curriculum design. Journalism & Mass Communication Educator, n. 69, p. 243–255, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1077695814531767

CARVALHO ALVES, Kellyanne; LEMOS DE SOUZA FILHO, Guido; MOURA, Sandra; BRITO, Fernando. Collaborative Learning in Digital Journalism. Brazilian Journalism Research, ano, n. 1, p. 238-259, 2014. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/633

CROWTHER, Paul et al. Internationalisation at home: A position paper. Amsterdam: EAIE, 2001.

DE WIT, Hans; LEASK, Betty. Preparing global citizenry, implications for curriculum. In: GUNI, Higher Education in the World 6; Towards a Socially Responsible University: Balancing the Global with the Local. Barcelona: GUNI-ACUP, 2017.

DEUZE, Mark. Journalism Education in an Era of Globalization. In: LÖFFELHOLZ, Martin; WEAVER, David; SCHWARZ, Andreas (Eds.). Global Journalism Research: theories, methods, findings, future. UK: Blackwell Publishing Ltd, 2008.p. 267-281

FERNANDES, Juliana; LARRONDO, Ainara. Estratégias de formação dos ciberjornalistas no contexto das redações convergentes e 2.0: a simulação de ambientes profissionais através de ID126 (Brasil) e RedaCCiber (Espanha). Opción, ano 32, n. 80, p. 36-65, 2016. Disponível em: https://produccioncientificaluz.org/index.php/opcion/article/view/21405

FERNÁNDEZ MARCH, Amparo. Nuevas metodologías docentes. Valencia: Instituto de Ciencias de la Educación, Universidad Politécnica de Valencia, 2005.

IRIGARAY, Fernando; LOVATO, Anahí (Eds.). Producciones transmedia de no ficción. Análisis, experiencias y tecnologías. Rosario: Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 2015.

ISHIKURA, Yukiko. Realizing Internationalization at Home through English-Medium Courses at a Japanese University: Strategies to Maximize Student Learning. Higher Learning Research Communications, ano 5, n. 1, p. 11-28, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.18870/hlrc.v5i1.237

LARRONDO, Ainara; PEÑA, Simón. Keeping pace with journalism training in the age of social media and convergence: How worthwhile is it to teach online skills?.Journalism, ano 19, n. 6, p. 877-891, 2018.Disponível em: https://doi.org/10.1177/1464884917743174

LARRONDO, Ainara; PEÑA, Simón; FERNANDES, Juliana. Online journalism teaching and learning processes beyond the classroom and the university: experiences in international virtual collaboration on multimédia projects. Journalism & Mass Communication Educator, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1077695820916620

MOODY, M.;BURLESON, C. Using Service- Based, Collaborative Teaching in Journalism Courses. Teaching Journalism and Mass Communication, 3(2), 2013. Disponível em: https://aejmc.us/spig/2013/utilizing-service-based-collaborative-teaching-in-journalism-courses/

RUIZ MUÑOZ, María Jesús. La utilización didáctica de recursos audiovisuales en el escenario de la convergencia mediática. In SIERRA, Javier; SOTELO, Joaquín (Coord.). Métodos de innovación docente aplicados a los estudios de Ciencias de la Comunicación. Madrid: Fragua, 2010.p. 36-43.

SALAVERRÍA, Ramón. Online journalism meets the university: ideas for teaching and research. Brazilian Journalism Research, ano 7, n. 2, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.25200/BJR.v7n2.2011.356

TÁRCIA, Lorena; MARINHO, Simão Pedro. Challenges and New Ways of Teaching Journalism in Times of Media Convergence. Brazilian Journalism Research, ano 4, n. 2, p. 25-53, 2008. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/148

TEJEDOR, Santiago. La enseñanza del ciberperiodismo. De la alfabetización digital a la alfabetización ciberperiodística. Sevilla: Comunicación Social, 2007.

WÄCHTER, Bernd (Ed.). The virtual challenge to international cooperation in higher education. A Project of the Academic Cooperation Association. Bonn: Lemmens Verlags & Mediengesellschaft, 2002.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Larrondo-Ureta, A., Zamith, F., Peña-Fernández, S., & Meso-Ayerdi, K. (2021). Cooperação virtual e ODS nas universidades do espaço ibero-americano : - ferramentas de inovação no ensino do ciberjornalismo. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(21), 150-164. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i21.47842

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)