‘I am no man': a presença feminina no universo nerd e geek

Autores

  • FLAVIA LAGES DE CASTRO UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Stephany Lins Pereira Universidade de Lisboa
  • Luiza Carvalho Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.51057

Palavras-chave:

culture, geek, nerd, gender studies, culture and consum, prejudice and woman

Resumo

A cultura nerd e geek vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, conquistando seu espaço nas telas, nas páginas e nas lojas, saindo de um contexto de cultura de nicho e se consolidando como mainstream. E com o aumento de sua popularidade, aumenta também a demanda por representatividade não apenas em personagens de suas produções, mas também dentro dos próprios grupos e espaços de fãs e consumidores. Este artigo é parte das pesquisas realizadas pelas autoras e busca dar conta de uma análise da toxidade do comportamento masculino em relação à presença feminina nos fazeres nerds. Assim buscaremos fazer uma breve definição do que é considerado nerd e geek atualmente, entender suas divisões como grupo social, e analisar especialmente a presença feminina no contexto deste universo: como ela é percebida e recebida e quais as dificuldades enfrentadas por mulheres nerds. O título possui referência a uma frase dita no filme O Senhor dos Anéis:  O Retorno do Rei (2003).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECKER, Howard. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. São Paulo: Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2008.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CARVALHO, Luiza. Identidade e representação dos fãs de cultura nerd/geek: analisando a comic con experience. (Monografia de graduação em Produção Cultural). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

DUARTE, Luiz Cláudio. Jogos de Tabuleiro no Design de Jogos Digitais. XI SBGames, Brasília, 2 a 4 de novembro de 2012.

ENNE, Ana Lucia Silva. À perplexidade, a complexidade: a relação entre consumo e identidade nas sociedades contemporâneas. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, vol. 3, n.7 p. 11-29. Jul. 2006

GALVÃO, Danielle Pini. Os nerds ganham poder e invadem a TV. Intr@ aciência, Uniesp, p. 34-41, 2009.

GOULART, Lucas; NARDI, Henrique. Gamergate: cultura dos jogos digitais e a identidade gamer masculina. Revista Mídia e Cotidiano, Niterói, v. 11, n. 13, p. 250-268, dez. 2017.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

JENKINS, Henry. Textual poachers: Television fans and participatory culture. New York ; London: Routledge, 1992.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2015

LINS, Stephany. Meu cosplay, minhas regras: uma análise sobre o cosplay feminino e do espaço da mulher no universo nerd e geek. (Monografia de graduação em Produção Cultural). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

MATOS, Patrícia. O nerd virou cool: consumo, estilo de vida e identidade em uma cultura juvenil em ascensão. (Mestrado em Comunicação). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.

MATOS, Patrícia. O nerd virou cool: identidade, consumo midiático e capital simbólico em uma cultura juvenil em ascensão. XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste–Intercom, 2011.

MESQUITA, B. Por que o mundo nerd é machista? Disponível em: http://farofageek.com.br/videos/por-que-o-mundo-nerd-e-machista/. Acesso em: 12. jun. 2020.

MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Berlin: Grin Verlag, 2008.

POLLITT, Katha. The Smurfette Principle. The New York Times Magazine, 1991. Disponível em: https://www.nytimes.com/1991/04/07/magazine/hers-the-smurfette-principle.html.

PUIG, Rebeca dos Santos. Machismo e ‘orgulho nerd’: o que temos para comemorar? Disponível em: https://www.comunicaquemuda.com.br/orgulho-nerd-e-machismo/ Acesso em: 30 nov. 2018.

TOCCI, J. Geek cultures: media and identity in the digital age. 2009. 449 f. Dissertação (PhD em Comunicação). University of Pennsylvania, Philadelphia, 2009.

Downloads

Publicado

2022-03-02

Como Citar

DE CASTRO, F. L., Pereira, S. L., & Carvalho, L. (2022). ‘I am no man’: a presença feminina no universo nerd e geek. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(22), 425-442. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.51057

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)