Panorama das hierarquias no campo da educação de deficientes auditivos e surdos no período de 1987-2017
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.51444Palavras-chave:
educação de surdos, pesquisa discente, hierarquias institucionaisResumo
Este artigo, por meio de balanço tendencial abrangendo o período de 1987 a 2017, teve por objetivo analisar as permanências e descontinuidades da distribuição institucional das teses e dissertações brasileiras sobre a educação de surdos, como expressão das disputas estabelecidas nesse campo, por meio dos seguintes indicadores: instância administrativa, área de conhecimento, instituição de ensino superior (IES), grau acadêmico e identificação do sujeito da pesquisa e língua prioritária. Destaca-se entre os resultados de análise a incidência de pesquisas que se desenvolveram em programas de pós-graduação da área da educação em instituições de ensino superior públicas, com investigações voltadas à escola, suas práticas e sujeitos. Assim como, observou-se a relevância de considerar, para além das questões centradas nas limitações acarretadas pela surdez, outros aspectos como condições econômicas e sociais, raça, idade e gênero, que conforme o panorama apresentado, acabaram sendo secundarizados nas investigações.
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