Cidade da Memória

uma experiência estética e midiatizada que mescla passado e presente no cotidiano

Autores

  • Ana Cristina da Silva Bandeira Universidade Federal Fluminense
  • Dagmar de Mello e Silva Universidade Federal Fluminense
  • Walcéa Barreto Alves Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.53323

Palavras-chave:

Cité Mémoire, Arte Digital, Experiência Estética, Mídias Digitais, Flaneurismo

Resumo

Este artigo propõe um flanar por entre as ruas da Velha Montreal, no Canadá, e traz reflexões acerca da maior exposição de arte imersiva ao ar livre do mundo: o Cité Mémoire, ou Cidade da Memória, que desde 2016 vem encantando moradores e visitantes do local. Essa experiência estética e midiatizada proporciona, de maneira fantástica e lúdica, a chance de entender as transformações daquela comunidade de forma participativa e humana e faz, por meio de uma visão rica e texturizada do passado, uma declaração de amor também para o tempo presente. Cité Mémoire propõe a cidade como uma obra de arte, que se dispõe aos devires das mídias digitais, resgatando emoções por meio de experiências estéticas e reinvenções de mundos. As imagens, projetadas em muros, prédios, arvoredos, oferecem novas formas de viver a cidade, ressignificando espaços, reacendendo movimentos reflexivos perpassados por perspectivas históricas e culturais que interpelam o pensar, o ser e o fazer. As mídias utilizadas para dar vida à obra promovem uma imersão na arte e nas raízes daquele povo. Como um flaneur contemporâneo, observar esse cenário urbano e ser interpelado por essas imagens pode nos conduzir a novas percepções da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina da Silva Bandeira, Universidade Federal Fluminense

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF/CNPq). Possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto Infnet. É graduada em Comunicação Social com duas habilitações: em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em Relações Públicas, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Possui mais de dez anos de experiência em comunicação organizacional e integrada, endomarketing, marketing digital, marketing de conteúdo e copywriting. Email: anabandeira@id.uff.br

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn). Atua em pesquisas que relacionam questões éticas e estéticas entre Educação e Imagens em processos de ensino e aprendizagem. Desenvolve atividades de extensão e ensino voltadas a formação continuada de professores tendo como temáticas formativas questões relacionadas a inclusão e diversidade, cultura audiovisual, imagens e mídias. Coordena no Laboratório de audiodescrição de imagens e é uma das coordenadoras da RIA - Rede internacional de ações coletiva, além de ser associada da AIIIIPE - Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica e uma das responsáveis pelo GT de Direitos Humanos. E-mail: dmesilva@id.uff.br

Walcéa Barreto Alves, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói - RJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano/UFF. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. Líder do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF/CNPq). Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF). Graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Experiência acadêmica e profissional nas áreas de Educação e Psicologia, dentro das seguintes temáticas/ áreas de atuação: Didática, Etnografia, Psicologia da Educação, Representações Sociais e Tecnologias Educacionais. E-mail: walceaalves@id.uff.br

Referências

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2006.

BENJAMIN, Walter. Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. Seleção e apresentação Willi Bolle; tradução Celeste H.M.Ribeiro de Sousa (et al.). São Paulo, Cultrix/Edusp, 1986.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOUTANG, Pierre-André. L’abécédaire de Gilles Deleuze. 1988, 1989. Disponível em: http://clinicand.com/o-abecedario-de-gilles-deleuze/. Acesso em: 04 set. 2021.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

CRARY, Jonathan. Técnicas do Observador: Visão e modernidade no século XIX. Florianópolis: Contraponto, 2016.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

GALEANO, Eduardo. O Livro dos Abraços. 9 ed. Porto Alegre: L&PM, 1989.

GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: Editora UNESP: Editora Senac São Paulo, 2007.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

HELLER, A. O quotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

HJARVARD, Stig. The Mediatization of Culture and Society. London & New York: Routledge, 2013. Tradução brasileira pela Editora da Unisinos, São Leopoldo, 2014.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2011.

LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista: sobre a particularidade como categoria da estética. 2. ed. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1996.

MEDEIROS NETA, O. M. Por uma Pedagogia da Cidade: Espaços, Práticas e Sensibilidades. HOLOS, [S.l.], v.5, p.105-115, ago. 2016. ISSN: 1518-1634. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481554869011. Acesso em: 22 jun. 2021.

MIRZOEFF, N. O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 745-768, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i4.8646472. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646472. Acesso em: 24 fev. 2022.

MURICY, Katia. Alegorias da dialética: imagem e pensamento em Walter Benjamin. 1.ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1999.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Edições Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Bandeira, A. C. da S., Silva, D. de M. e ., & Alves, W. B. . (2022). Cidade da Memória: uma experiência estética e midiatizada que mescla passado e presente no cotidiano. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(23), 83-99. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.53323

Edição

Seção

Dossiê 23: Artes e Culturas nas Cidades