Muralismo, grafite e pichação:
potencialidades para a transformação da escola
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.53346Palavras-chave:
Ensino de Geografia;, Ferramenta Pedagógica, Muralismo, Grafite, PichaçãoResumo
o presente artigo deriva do Trabalho de Conclusão de Curso do primeiro autor e se desenvolve a partir da apresentação da história do muralismo, do grafite e da pichação, reconhecendo-os como um grito de resistência perante as opressões sociais, culturais e economicamente impostas. Posteriormente, realiza um debate que os indica como ferramentas pedagógicas, dado que permitem transcender a educação tradicional e incorporar o ensino de Geografia, sobretudo em escolas públicas, comprometido com a transformação da realidade social. Nesta direção, as orientações pedagógicas – teóricas e práticas – respaldam-se em caminhos já trilhados pelo primeiro autor, cujos trabalhos poderão ser conhecidos neste artigo. As reflexões aqui aventadas visam a oportunizar às escolas, por meio do ensino de Geografia, o desenvolvimento dos(das) estudantes ao favorecer suas próprias análises espaciais e o entendimento das paisagens em seus múltiplos sentidos e dos territórios em seus múltiplos agentes.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>. Acesso em 08/05/2021.
THE BRIDGES OF GRAFFITI. Martha Cooper. Disponível em: <https://www.thebridgesofgraffiti.com/artist/martha-cooper/>. Acesso: 17/05/2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. revisado e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 95-101, 1987.
GIROTTO, Eduardo Donizeti. Entre o abstracionismo pedagógico e os territórios de luta: a base nacional comum curricular e a defesa da escola pública. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 16-30, 2018.
GONZALEZ, D. Overlooked no more: The underground graffiti adventures of DONDI. The New York Times, New York, 27 fevereiro. 2019.Art. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2019/02/27/obituaries/dondi-donald-joseph-white-overlooked.html>. Acesso em: 0703/2021.
GOOGLE MAPS. Disponível em:< https://www.google.com.br/maps>
LEY, David; CYBRIWSKY, Roman. Urban graffiti as territorial markers. Annals of the association of American geographers, v. 64, n. 4, p. 491-505, 1974.
MANDEL, Claudia. Muralismo mexicano: arte público/identidad/memoria colectiva. ESCENA. Revista de las artes, v. 61, n. 2, 2007.
NIGGAZ – Baú do Graffiti. Disponível em:<http://besidecolors.com/niggaz-bau-do-graffiti/>. Acesso em: 08/05/2021.
NRP – Destroyed By Rockefellers, Mural Trespassed On Political Vision. Disponível em: <https://www.npr.org/2014/03/09/287745199/destroyed-by-rockefellers-mural-trespassed-on-political-vision>. Acesso em: 17/05/2021.
OS GEMEOS. Mural em Nova York dedicado ao hip hop, 2017. Disponível em: <http://www.osgemeos.com.br/pt/novo-mural-em-nova-york/>. Acesso em: 17/05/2021.
PIPA – Prêmio Prize. The Window Into Brazilian Conteporary Art. Zezão, 2014. Disponível em: <https://www.pipaprize.com/pag/zezao/>. Acesso em: 17/05/2021.
RAFFESTIN, Claude. Por Uma Geografia do poder. Tradução Maria Cecília França. São Paulo: Editora Ática, 1993.
RAMOS, Julio. Californian allegory. Alea: Estudos Neolatinos, v. 14, n. 2, p. 274-294, 2012.
ROJAS, Diana. Conoce las obras fundamentales de José Clemente Orozco. Disponível em: <https://www.eldictamen.mx/cultura/conoce-las-obras-fundamentales-de-jose-clemente-orozco/>. Acesso em: 17/05/2021.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção (Vol. 1). Edusp. 2002.
SCOTT, Robert L. Diego Rivera no Rockefeller center: Afresco e retórica. Western Journal of Communication (inclui Relatórios de Comunicação), v. 41, n. 2, p. 70-82, 1977.
SILVER, T.; CHALFANTE, H. Stayle Wars. Documentário. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=Z11lAnddlgY&t=216s> Acesso em: 26/03/2021.
TRASPADINI, Roberta Sperandio. América Latina no século XX: revoluções, muralismos, imperialismo e dependência. Revista Katálysis, v. 22, n. 3, p. 566-576, 2019.
HENCKEMAIER, Luciane Izabel Ferreira. Educação pela arte do grafite em uma escola pública: uma proposta de participação. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 12, n. 2, p. 141-157, 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.