Muralismo, grafite e pichação:

potencialidades para a transformação da escola

Autores

  • Pedro Paulo de Almeida Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
  • Juliana Franzi Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
  • Marcelo Augusto Rocha Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.53346

Palavras-chave:

Ensino de Geografia;, Ferramenta Pedagógica, Muralismo, Grafite, Pichação

Resumo

o presente artigo deriva do Trabalho de Conclusão de Curso do primeiro autor e se desenvolve a partir da apresentação da história do muralismo, do grafite e da pichação, reconhecendo-os como um grito de resistência perante as opressões sociais, culturais e economicamente impostas. Posteriormente, realiza um debate que os indica como ferramentas pedagógicas, dado que permitem transcender a educação tradicional e incorporar o ensino de Geografia, sobretudo em escolas públicas, comprometido com a transformação da realidade social. Nesta direção, as orientações pedagógicas – teóricas e práticas – respaldam-se em caminhos já trilhados pelo primeiro autor, cujos trabalhos poderão ser conhecidos neste artigo. As reflexões aqui aventadas visam a oportunizar às escolas, por meio do ensino de Geografia, o desenvolvimento dos(das) estudantes ao favorecer suas próprias análises espaciais e o entendimento das paisagens em seus múltiplos sentidos e dos territórios em seus múltiplos agentes.

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Biografia do Autor

Pedro Paulo de Almeida, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Foz do Iguaçu, PR – Brasil - <pp.almeida.2017@aluno.unila.edu.br> - https://orcid.org/0000-0002-6573-9530

Juliana Franzi, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Magistério Superior da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Foz do Iguaçu, PR – Brasil - <juliana.franzi@unila.edu.br> - https://orcid.org/0000-0001-5840-9982.

Marcelo Augusto Rocha, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professor Adjunto no Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA/UNILA). Mestre e Doutor em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL).

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Almeida, P. P. de ., Franzi, J., & Rocha, M. A. (2022). Muralismo, grafite e pichação: : potencialidades para a transformação da escola. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(23), 59-82. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.53346

Edição

Seção

Dossiê 23: Artes e Culturas nas Cidades