Racionais Mc’s e a liberdade de expressão
um Raio X do Brasil e a exposição da Colonialidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v15i28.65563Palavras-chave:
Racionais Mc's, Rap, Raio X do Brasil, Colonialidade, Liberdade de ExpressãoResumo
A década de 90 no Brasil é marcada por ser um período de constante violência nas regiões periféricas, com ênfase na população negra, além de se destacar como um momento de ampliação da desigualdade social a partir do avanço de políticas neoliberais que não contemplavam as camadas populares do país. É nesse contexto que o grupo Racionais Mc’s alcança relevância nacional ao lançar o álbum Raio X do Brasil. Esse artigo resulta de uma pesquisa exploratória de monografia com foco no álbum Raio X do Brasil do grupo Racionais Mc’s a partir da análise das letras das músicas “Introdução”, “Fim de Semana no Parque”, “Mano na Porta do Bar”, “Homem na Estrada” e “Júri Racional”. Busca investigar a relação que há entre o contexto ao qual o grupo está inserido, sua representação a partir das músicas, bem como as relações entre as denúncias presentes nas faixas analisadas frente às observâncias críticas trazidas pelo pensamento Decolonial. Conclui-se que o álbum Raio X do Brasil consegue representar fraturas expostas de um país que possui ainda efeitos da colonialidade em atuação como força dominante a partir da manutenção do capitalismo e do racismo como ferramenta de opressão. Além disso, nota-se que apesar de o grupo anunciar a existência do direito da liberdade de expressão na faixa “Introdução”, esse direito não se manifesta de forma plena, pois o grupo Racionais Mc’s foi constantemente perseguido devido aos seus posicionamentos contra-hegemônicos.
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