Racionais Mc’s e a liberdade de expressão

um Raio X do Brasil e a exposição da Colonialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v15i28.65563

Palavras-chave:

Racionais Mc's, Rap, Raio X do Brasil, Colonialidade, Liberdade de Expressão

Resumo

A década de 90 no Brasil é marcada por ser um período de constante violência nas regiões periféricas, com ênfase na população negra, além de se destacar como um momento de ampliação da desigualdade social a partir do avanço de políticas neoliberais que não contemplavam as camadas populares do país. É nesse contexto que o grupo Racionais Mc’s alcança relevância nacional ao lançar o álbum Raio X do Brasil. Esse artigo resulta de uma pesquisa exploratória de monografia com foco no álbum Raio X do Brasil do grupo Racionais Mc’s a partir da análise das letras das músicas “Introdução”, “Fim de Semana no Parque”, “Mano na Porta do Bar”, “Homem na Estrada” e “Júri Racional”. Busca investigar a relação que há entre o contexto ao qual o grupo está inserido, sua representação a partir das músicas, bem como as relações entre as denúncias presentes nas faixas analisadas frente às observâncias críticas trazidas pelo pensamento Decolonial. Conclui-se que o álbum Raio X do Brasil consegue representar fraturas expostas de um país que possui ainda efeitos da colonialidade em atuação como força dominante a partir da manutenção do capitalismo e do racismo como ferramenta de opressão. Além disso, nota-se que apesar de o grupo anunciar a existência do direito da liberdade de expressão na faixa “Introdução”, esse direito não se manifesta de forma plena, pois o grupo Racionais Mc’s foi constantemente perseguido devido aos seus posicionamentos contra-hegemônicos.

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Biografia do Autor

Lucas Dos Anjos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGedu/Unirio). Bolsista FAPERJ Nota 10 pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGedu/Unirio). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais (GFPPD).

José Roberto da Silva Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre e Doutor em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Foi um dos fundadores e integrou o Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB). Co-coordena a linha de pesquisa Espaços Educativos, Memórias e Desigualdades e é Vice-Líder do Laboratório de Ensino de História - LEH/CAp-Uerj. Integrante do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas - GECEC/PUC-Rio e do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação PAMEDUC/UFSC. Principais temas de interesse: Currículo e Prática de Ensino de História, História de África, dos Afrodescendentes e dos Povos Originários, Decolonialidades.

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

dos Anjos, L. V. R. ., & Roberto da Silva Rodrigues, J. (2025). Racionais Mc’s e a liberdade de expressão: um Raio X do Brasil e a exposição da Colonialidade. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 15(28), 148-164. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v15i28.65563

Edição

Seção

Dossiê 28: Hip-Hop no Brasil: a produção de sentidos e as transformações da cult