FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL E A PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Claudio Fernando Lima dos Santos Universidade Federal Fluminense
  • Ana Claudia de Jesus Barreto Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Serviço Social, Formação Profissional, Questão étnico-racial, antirracismo, racismo

Resumo

O presente artigo tem o objetivo analisar a formação acadêmica em Serviço Social, colocando como pressuposto necessário dessa formação a questão étnico-racial que por muito se fez ausente no seio da categoria profissional. Na atual conjuntura social em que o racismo e a ideologia da democracia racial têm sido desmascarados, necessário se torna questionarmos a formação profissional que, se alinhada ao Projeto Ético-Político Profissional, estará atenta a essas questões e partirá de uma perspectiva antirracista, não corroborando para a reprodução das desigualdades raciais. A partir de uma revisão bibliográfica e documental, bem como de experiências vivenciadas propomos uma reflexão sobre o quanto a formação profissional deve ser continuada, com vistas a garantir os direitos da população negra que, historicamente, fora marginalizada.

Downloads

Biografia do Autor

Claudio Fernando Lima dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Advogado, graduado em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio.

Ana Claudia de Jesus Barreto, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense/Campos e Professora do Quadro Permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social (PPGSS/UFF). Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa Espaço e Raça - NEPER.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos e Temas Livres