FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL E A PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Claudio Fernando Lima dos Santos Universidade Federal Fluminense
  • Ana Claudia de Jesus Barreto Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Serviço Social, Formação Profissional, Questão étnico-racial, antirracismo, racismo

Resumo

O presente artigo tem o objetivo analisar a formação acadêmica em Serviço Social, colocando como pressuposto necessário dessa formação a questão étnico-racial que por muito se fez ausente no seio da categoria profissional. Na atual conjuntura social em que o racismo e a ideologia da democracia racial têm sido desmascarados, necessário se torna questionarmos a formação profissional que, se alinhada ao Projeto Ético-Político Profissional, estará atenta a essas questões e partirá de uma perspectiva antirracista, não corroborando para a reprodução das desigualdades raciais. A partir de uma revisão bibliográfica e documental, bem como de experiências vivenciadas propomos uma reflexão sobre o quanto a formação profissional deve ser continuada, com vistas a garantir os direitos da população negra que, historicamente, fora marginalizada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudio Fernando Lima dos Santos, Universidade Federal Fluminense

    Advogado, graduado em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio.

  • Ana Claudia de Jesus Barreto, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense/Campos e Professora do Quadro Permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social (PPGSS/UFF). Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa Espaço e Raça - NEPER.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos e Temas Livres