Sobre a Revista

Histórico e Escopo da revista

A Revista Aleph nasceu como parte do projeto de pesquisa Experiências Instituintes em Escolas Públicas, financiado pelo CNPq, apresentado pela professora emérita da Universidade Federal Fluminense, Dra. Célia Frazão Soares Linhares (aposentada da UFF), que ocupou o cargo de professora titular da UFF, organizou e coordenou o Aleph: Programa de pesquisa, aprendizagem-ensinagem e extensão em formação dos profissionais da educação, de 1990 até 2010. Também coordenou o Centro de Referências em Experiências Instituintes na Educação Pública e, com financiamento público, criou a Revista Aleph vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (stricto sensu) da Universidade Federal Fluminense, no ano de 2004.

Nesta época fazíamos backup das revistas em disquete. A partir de 2006 os números publicados estão registrados no sistema DOI e no sistema de revistas do OJS da UFF (https://periodicos.uff.br ).

Em consonância com o projeto original, a Revista mantém a publicação de artigos que se conectam aos desafios de experiências e projetos político-pedagógicos com desejos de reinvenção dos processos educativos e culturais, sustentados pela dimensão estética que envolve as diferentes linguagens e nossa própria existência articulando interdisciplinarmente a docência com a pesquisa, o ensino e a extensão.

 A identidade do periódico está ligada à categoria 'instituinte', entendida como movimentos de resistência dos sujeitos que pensam e fazem a educação e a cultura para além da burocracia engessada que silencia as experiências e trava possibilidades de transformações. 

Atualmente, a Revista conta com parcerias de diferentes grupos de pesquisa em diversas Universidades, no Brasil e no mundo, vinculadas a Programas de Pós-graduação. Costuramos essas parcerias num  movimento plural e integrador da diversidade de saberes que buscam a quebra das barreiras científicas historicamente construídas. 

Somos um periódico  com duas publicações por ano: mar/abr e out/nov.  O número de artigos está condicionado ao fluxo editorial do período. 

Publicamos também números especiais oriundos de parcerias interinstitucionais. Aceitamos artigos em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.

Nossa avaliação na CAPES no biênio 2018-2019 foi B3.

Endereços e Contatos

Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis.  Bloco D. Faculdade de Educação     5º andar -  Sala 536    CEP. 24210-201  Tel. 2629 2706    E-mail: aleph.ese@id.uff.br                              Facebook: aleph.brasil.7   homepage: http://www.revistaleph.uff.br/

Contato para suporte técnico
E-mail: aleph.ese@id.uff.br