Sobre a Revista

A RevistAleph, vinculada ao PPG em Educação da Universidade Federal Fluminense, não tem fins lucrativos. A submissão de artigos é gratuita, bem como o acesso aos mesmos, dentro da política OJS. Publica artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros e também recebe propostas para números especiais que tratem os aspectos instituintes de Educação, Ensino, Aprendizagem e Cultura. Sua periodicidade regular é semestral (Mar/Abr e Out/Nov).  O periódico se articula com a concepção de conhecimento aberto e de consciência coletiva que potencializa a participação democrática. Tem o Português (Brasil) como idioma principal, mas os textos podem também ser escritos em inglês, espanhol e francês.  Foi avaliada pela CAPES, em 2019, como B1.

ISSN: 1807 6211.

 

About the Journal

RevistAleph is a non-profit journal linked to the Graduation Program in Education of Universidade Federal Fluminense. The articles submission is free, as well as the access to them, within OJS’ policies. It publishes Brazilian and foreign authors’ original articles and also receives proposals for special numbers that approach the instituting aspects of Education, Teaching, Learning and Culture. Its regular frequency is biannual (Mar/Apr and Oct/Nov). The journal articulates with the conception of open knowledge and collective consciousness that enhances the democratic participation. It has Portuguese (Brazil) as its main language, but texts can also be written in English, Spanish and French. It was rated by CAPES in 2019 as B1.

ISSN: 1807 6211.

Notícias

Edição Atual

n. 39 (2022): EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Início da audiodescrição da capa da revista  No topo em letras brancas o título: RevistAleph, no canto direito o logo do periódico. Abaixo, em letras menores, na cor azul escuro: Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - FEUFF. Ano 2022. Edição número 39. ISSN 1807-6211. No centro, em letras brancas título do dossiê: Educação e Democracia, em tamanho menor: permanências e transformações no mundo contemporâneo. No fundo a imagem de uma paisagem da Universidade Federal Fluminense, campus Gragoatá. Sob um céu azul claro, ao longe, vista parcial da Baía de Guanabara, entrecortada pela ponte Rio-Niterói. Mais a frente árvores e um gramado verde escuro. Em um plano mais próximo a imagem de duas corujas pousadas numa mureta. Um raio de sol em diagonal  ilumina parcialmente a paisagem.  No rodapé, em letras miúdas:  Revista com Licença Creative Commons CC; By; SA. Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n. Bloco D - Faculdade de Educação. Sala 536. Telefone: 55 (21) 2629-2706. E-mail: aleph.ese@id.uff.br.  Endereço eletrônico: https://periodicos.uff.br/revistaleph. Facebook: RevistAleph.  Fim da descrição da capa

O período pandêmico revelou as diferentes exclusões que estávamos e estamos vivenciando no Brasil e no mundo. No ano de 2022, em especial no campo da educação, reafirmamos tempos de muitos reencontros, de re-ocupação dos espaços físicos onde se corporificam as vivências de ensinar aprendendo e aprender ensinando; fortalecendo a grande potencialidade de, a partir de uma visão progressista,  vivenciarmos a grande festa da democracia.  Mas, no sentido dialético em que flui a vida, 2022 também vem sendo um ano de angústias e tensões frente ao contexto de esgarçamento sócio-político e de afronta à  Carta Magna de 1988.

A educação, em seus espaços institucionais de saberes e fazeres, se constitui como campo privilegiado para o exercício crítico e a abertura à diversidade, tratando de temas que podem estar excluídos ou destituídos do contexto escolar. A possibilidade de refletir e pensar com o outro corrobora a experiência democrática, que se compõe de modo relacional, intencional e estratégico. 

Aos autores e autoras que contribuíram com suas reflexões e posicionamentos, manifestamos nossos sinceros agradecimentos. 

Aos leitores, desejamos potentes reflexões que favoreçam a defesa da democracia e da educação.

Publicado: 2022-12-15

Edição completa

Capa e Expediente

Equipe Editorial

Avaliadores desse número

Orientações para o envio de artigos e Normas de Formatação

Sumário

Pulsações e Questões Contemporâneas

Ver Todas as Edições

Licença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.