Sobre a Revista

A RevistAleph, vinculada ao PPG em Educação da Universidade Federal Fluminense, não tem fins lucrativos. Publica artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros e também recebe propostas para números especiais que tratem os aspectos instituintes de Educação, Ensino, Aprendizagem e Cultura. Sua periodicidade regular é semestral (Mar/Abr e Out/Nov).  O periódico se articula com a concepção de conhecimento aberto e de consciência coletiva que potencializa a participação democrática. Tem o Português (Brasil) como idioma principal, mas os textos podem também ser escritos em inglês, espanhol e francês.  Foi avaliada pela CAPES, em 2019, como B1.
ISSN: 1807 6211.

Notícias

Chamada para publicação do nº 39

2022-04-28

 

A RevistAleph torna pública a chamada para submissão de artigos para o Dossiê Educação e Democracia: permanências e transformações no mundo contemporâneo. Compreendendo o papel fulcral da escola e demais processos educativos na estrutura social, frente ao tenso momento histórico que vivemos no Brasil, a proposta convida à reflexão sobre os sentidos, limites e possibilidades instituídos no período de redemocratização, bem como os riscos a que o campo democrático está sujeito no presente contexto.


Prazo para submissões: 31 de maio de 2022.
Mais informações em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/

Saiba mais sobre Chamada para publicação do nº 39

Edição Atual

v. 1 n. 40 (2023): Dos Pioneiros aos Contemporâneos: que há de Instituinte na Educação?
					Visualizar v. 1 n. 40 (2023): Dos Pioneiros aos Contemporâneos: que há de Instituinte na Educação?

Quando elaboramos o tema deste número, vivíamos o fim de um governo no Brasil que sufocava as iniciativas instituintes. Inspiradas pelos ares renovadores na política, buscamos articular contribuições de pensadores e movimentos educacionais de referência na história da educação brasileira, como mote propulsor para repensarmos as propostas pedagógicas do Brasil que queremos (re)construir.
Contudo, apesar de vermos muitas construções instituintes nestes primeiros meses do governo atual, cujo slogan é “Brasil - União e Reconstrução”, os ecos autoritários e de redução de verbas do governo passado ainda nos atingem. Junta-se às condições locais as agruras de um mundo que convive com drásticas mudanças climáticas, com guerras, fome e o recrudescimento de intolerâncias de todo tipo. Os que estão desenvolvendo trabalhos nas escolas da educação básica convivem com crianças, jovens e adultos afetados em suas aprendizagens pela pandemia provocada pelo vírus do Sars-COV 2.
Apesar disso, lançamos o desafio: o que há de instituinte nas propostas educacionais desde os pioneiros da educação ao contemporâneo? Em resposta a essa instigação, apresentamos reflexões, resultados de pesquisa de autores no Brasil e no exterior comprometidos com movimentos de construção de novos caminhos no contexto educativo.

Publicado: 2023-11-22
Ver Todas as Edições

Licença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.