MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: O CONCEITO DE AUTONOMIA EM ANÍSIO TEIXEIRA

Autores

  • Rita de Cássia de Almeida Costa

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i12.38929

Resumo

A partir da reflexão sobre os princípios que orientam o Plano de Desenvolvimento da Educação, do atual governo, que declara como objetivo principal da educação pública, a construção da autonomia, promove-se um retorno ao passado para analisar como Anísio Teixeira concebeu essa relação educação pública/autonomia em seu plano de organização de um sistema democrático de educação para o Brasil. Resgatam-se aspectos do sentido da autonomia em seu discurso em defesa da educação como direito de todos, buscando compreender as condições materiais que o produzem. Defende-se que esse olhar histórico pode contribuir para um melhor entendimento das políticas educacionais do país, para além da esfera do Estado.

Palavras – chave: políticas educacionais, autonomia,
educação pública

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Publicado

2009-09-22

Como Citar

Costa, R. de C. de A. (2009). MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: O CONCEITO DE AUTONOMIA EM ANÍSIO TEIXEIRA. RevistAleph, (12). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i12.38929

Edição

Seção

Dossiê Temático