MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: O CONCEITO DE AUTONOMIA EM ANÍSIO TEIXEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i12.38929Resumo
A partir da reflexão sobre os princípios que orientam o Plano de Desenvolvimento da Educação, do atual governo, que declara como objetivo principal da educação pública, a construção da autonomia, promove-se um retorno ao passado para analisar como Anísio Teixeira concebeu essa relação educação pública/autonomia em seu plano de organização de um sistema democrático de educação para o Brasil. Resgatam-se aspectos do sentido da autonomia em seu discurso em defesa da educação como direito de todos, buscando compreender as condições materiais que o produzem. Defende-se que esse olhar histórico pode contribuir para um melhor entendimento das políticas educacionais do país, para além da esfera do Estado.
Palavras – chave: políticas educacionais, autonomia,
educação pública
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Rita de Cássia de Almeida Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).