OS INSTITUÍDOS E OS INSTITUINTES NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: OS DESAFIOS E AS RESISTÊNCIAS NOS PROCESSOS DE REFORMULAÇÃO E DE IMPLEMENTAÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA.

Autores

  • Mariana N. Sampaio
  • Tamires C. de Azevedo
  • Rejany Dos. S Dominick

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i13.38956

Resumo

A partir de junho de 2008, devido às discussões sobre a reformulação do curso de Pedagogia da UFF – Nit-
erói, decidimos participar deste processo, visto que através da pesquisa da qual fazemos parte ”MEMÓRIAS
DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO NO ESTADO DO RIO DE
JANEIRO – OS CACOS E OS FIOS DOS INSTITUÍDOS E DAS EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES NOS ANOS
1980 A 2005”, percebemos que os projetos políticopedagógicos são símbolos para as instituições e para seus
membros e que, não obstante tal fato, seu processo de construção ou reformulação não se dá sem conflitos
teóricos políticos e prático. Fazemos tal afirmação com base em nossas vivências na FEUFF, bem como na
realização e análise das entrevistas realizadas com algumas coordenadoras dos cinco cursos do Estado do
Rio de Janeiro (UERJ- Maracanã, UERJ- São Gonçalo, UFF- Niterói, UFRJ e UNI-RIO).

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Publicado

2010-04-10

Como Citar

Sampaio, M. N., Azevedo, T. C. de, & Dominick, R. D. S. (2010). OS INSTITUÍDOS E OS INSTITUINTES NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: OS DESAFIOS E AS RESISTÊNCIAS NOS PROCESSOS DE REFORMULAÇÃO E DE IMPLEMENTAÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA. RevistAleph, (13). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i13.38956