OS INSTITUÍDOS E OS INSTITUINTES NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: OS DESAFIOS E AS RESISTÊNCIAS NOS PROCESSOS DE REFORMULAÇÃO E DE IMPLEMENTAÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i13.38956Resumo
A partir de junho de 2008, devido às discussões sobre a reformulação do curso de Pedagogia da UFF – Nit-
erói, decidimos participar deste processo, visto que através da pesquisa da qual fazemos parte ”MEMÓRIAS
DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO NO ESTADO DO RIO DE
JANEIRO – OS CACOS E OS FIOS DOS INSTITUÍDOS E DAS EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES NOS ANOS
1980 A 2005”, percebemos que os projetos políticopedagógicos são símbolos para as instituições e para seus
membros e que, não obstante tal fato, seu processo de construção ou reformulação não se dá sem conflitos
teóricos políticos e prático. Fazemos tal afirmação com base em nossas vivências na FEUFF, bem como na
realização e análise das entrevistas realizadas com algumas coordenadoras dos cinco cursos do Estado do
Rio de Janeiro (UERJ- Maracanã, UERJ- São Gonçalo, UFF- Niterói, UFRJ e UNI-RIO).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Mariana N. Sampaio, Tamires C. de Azevedo, Rejany Dos. S Dominick
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).