EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE PARENTESES

Autores

  • Lia Tiriba

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i17.38969

Resumo

Este artigo tem como inspiração a experiência vivida na
Conferência Rio + 20, realizada em junho de 2012 no Rio de
Janeiro, e retoma dados de uma pesquisa realizada em uma
aldeia Tupinambá, em Olivença, na Bahia. Aborda o surgimento
da demanda por uma creche na aldeia e a mobilização social que
levou a sua criação. Os dados resultantes do trabalho de campo
conduzem às análises sobre questões relativas à identidade
cultural, ao afastamento da criança dos seus povos de origem e à
possibilidade de quebra dos laços com a cultura nativa. Constata
como a experiência escolar pode ultrapassar os limites impostos
pelo modelo ocidental de organização escolar e respeitar as
relações livres, próprias da cultura indígena, superando a
obsessão pelo controle

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-10

Como Citar

Tiriba, L. (2012). EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE PARENTESES. RevistAleph, (17). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i17.38969