“QUAIS MAÇÃS DE FACES ROSADAS”: FREI PEDRO SINZIG E EDUCAÇÃO CENSÓRIA NA FORMAÇÃO DO PÚBLICO LEITOR BRASILEIRO

Autores

  • Anabelle Loivos Considera Conde Sangenis
  • Luiz Fernando Conde Sangenis

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38982

Resumo

Resumo
“Através dos romances: guia para as consciências”, de Frei Pedro Sinzig, é uma rara peça de crítica literária, enviesada pelo olhar canônico do censor franciscano que supõe compor um “manual do bom leitor”. O curioso Index, com 21.553 verbetes que comentam a obra de 6.657 autores das mais díspares procedências, recomendava leituras sadias para o público leitor, além de apresentar os livros rejeitados, na tentativa de estabelecer uma mediação “controlada” da leitura (ou da não-leitura). Além disso, enseja reflexão sobre os processos de formação de leitores (dentro e fora da escola) no início do século XX. 

Palavras-chave: Frei Pedro Sinzig; História da Educação; memória
franciscana; manuais de leitura; censura católica

ABSTRACT
“Através dos romances: guia para as consciências”, by Friar Pedro Sinzig, is a rare piece of literary criticism, skewed by the Franciscan censor’s canonical look that supposed to compose a "manual of the good reader". The curious Index, with 21,553 entries that comment on the work of 6,657 authors from over disparate origins, recommended healthy readings for the public reader, besides presenting the rejected books in an attempt to establish a "controlled" mediation of the reading (or the non-reading). In addition, it produces reflection about the processes of the formation of readers (in and out of school) in the early twentieth century.


Keywords: Friar Pedro Sinzig; History of the Education; Franciscan
memory; reading manuals; Catholic censorship.

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

Sangenis, A. L. C. C., & Sangenis, L. F. C. (2013). “QUAIS MAÇÃS DE FACES ROSADAS”: FREI PEDRO SINZIG E EDUCAÇÃO CENSÓRIA NA FORMAÇÃO DO PÚBLICO LEITOR BRASILEIRO. RevistAleph, (20). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38982