AS TICS NA CULTURA ESCOLAR: POTENCIALIDADES NA APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38987Resumo
Resumo
O estudo busca compreender a cultura midiática do jovem, no sentido de reorganizar as possibilidades de mediação pedagógica para o sucesso escolar. Também retrata as relações de inclusão digital que possuem os jovens do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da periferia da cidade do Rio de Janeiro. O caminho traçado para realização da pesquisa descritiva foi o recorte do cotidiano desses alunos na interação com o ambiente familiar e comunitário. Para tal foi aplicado um questionário de questões abertas e fechadas, associado à observação participante no cotidiano escolar.
Palavras chave: cultura midiática, mediação pedagógica, inclusão digital,
tecnologias da informação e comunicação.
Abstract
The study tries to understand the media culture of the young, to reorganize the educational mediation possibilities for school success. Also depicts the digital inclusion relations with young people of the 6th and 9th grade of a municipal school on the outskirts of the city of Rio de Janeiro. The path to realization of descriptive research was the daily clipping of these students in the interaction with the family and community environment. For this a questionnaire was applied to open and closed issues, associated with the participant observation in school everyday.
Keywords: media culture, pedagogical mediation, digital inclusion, information
and communication technologies.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Arnaldo Vieira da Rocha, Vera Lucia Silveira Leite Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).