A invenção da democracia no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38993Resumo
RESUMO
O tema da democracia na escola ganha novos contornos após a Constituição de 1988, a qual determina a gestão democrática do ensino público. A LDB no. 9394/96 aprofunda esse conceito ao definir a participação dos profissionais da educação e da comunidade local na elaboração do projeto pedagógico e nos Conselhos Escolares. A nova legislação traz a necessidade de inventar a democracia no espaço escolar, cabendo aos profissionais da educação colocá-la em prática, posto que a democracia não é concedida e sim conquistada.
Palavras-chave- gestão democrática, inclusão escolar, movimentos
instituintes
ABSTRACT
The theme of Democracy in Brazilian schools acquires a new meaning after the 1988 Constitution, which determines the democratic management of public education. Law. 9394/96 deepens this concept by defining the role of education professionals in preparing the school education program and obtaining the participation of the community in School Councils. The new legislation brought the need to invent democracy in schools, since democracy is never simply granted, but earned.
Keywords- democratic management, comprehensive schools, instituting
movements
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Lilian Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).