Orientações instituintes na formação de uma educadora sempre aprendiz
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38995Resumo
Resumo
O presente artigo registra uma orientação de mestrado como sendo uma experiência instituinte em educação. As vivências apresentadas neste texto foram realizadas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e dão destaque ao cotidiano acadêmico das aulas de orientações ministradas pela professora Célia Linhares entre os anos de 2003 e 2004. Como uma recuperação histórica de ações desenvolvidas em sala de aula, as experiências narradas neste artigo registram aprendizagens e ensinagens construídas em ambiências instituintes coletivas, dialógicas e problematizadoras.
Palavras chave: educação; memória; práticas instituintes; Célia Linhares.
Abstract
The presentation article registers an orientation for a Master’s Degree as an institutional experience in education. Situations shown in this text took place in the Post Graduate Program in Education of Universidade Federal Fluminense and focus the daily academic orientation classes given by Professor Celia Linhares during the years of 2003 and 2004. As a historic recovery of action developed in classrooms, experiments which are presented in this article register learning and teaching carried out in collective ambiences, dialectic and offering problems.
Key words: education, memory, institutional practices, Celia Linhares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Isabel Noemi Campos Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).