AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA CRÍTICO-COLABORATIVA PARA A FORMAÇÃO DAS EDUCADORAS NA CRECHE

Autores

  • Núbia Schaper Santos

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i16.39050

Resumo

Este texto trata das contribuições da pesquisa crítico-colaborativa para a
formação de educadoras na creche e é o recorte da pesquisa desenvolvida no
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de
Janeiro. A pesquisa tem como base teórico-metodológica o paradigma crítico de pesquisa e, no interior desse paradigma, a abordagem qualitativa com enfoque sócio-histórico. Essa perspectiva é marcada pela interação, pelo diálogo e pelo compromisso de mudança e transformação estabelecido entre os participantes
da investigação, uma vez que se comprometem com o processo e não somente
com os resultados da pesquisa. Entendemos que a formação das educadoras
deve contemplar não somente os saberes produzidos e sistematizados pela
academia, mas também o permanente diálogo com outros espaços, entre eles,
o contexto da própria creche. Portanto, essa formação deve partir dos conflitos, das interrogações, das tensões, dos questionamentos que emergem
cotidianamente em suas práticas. A creche, como qualquer outro lugar em que
transita o humano, é palco de tradições, contradições e reflexões. Acreditamos na necessidade de aprofundar estudos na área, além de enfrentar os dilemas da formação das educadoras no interior da própria creche.

Palavras-chave: formação – educadoras – creche – pesquisa

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Publicado

2014-07-07

Como Citar

Santos, N. S. (2014). AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA CRÍTICO-COLABORATIVA PARA A FORMAÇÃO DAS EDUCADORAS NA CRECHE. RevistAleph, (16). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i16.39050

Edição

Seção

Experiências Instituintes