AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA CRÍTICO-COLABORATIVA PARA A FORMAÇÃO DAS EDUCADORAS NA CRECHE
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i16.39050Resumo
Este texto trata das contribuições da pesquisa crítico-colaborativa para a
formação de educadoras na creche e é o recorte da pesquisa desenvolvida no
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de
Janeiro. A pesquisa tem como base teórico-metodológica o paradigma crítico de pesquisa e, no interior desse paradigma, a abordagem qualitativa com enfoque sócio-histórico. Essa perspectiva é marcada pela interação, pelo diálogo e pelo compromisso de mudança e transformação estabelecido entre os participantes
da investigação, uma vez que se comprometem com o processo e não somente
com os resultados da pesquisa. Entendemos que a formação das educadoras
deve contemplar não somente os saberes produzidos e sistematizados pela
academia, mas também o permanente diálogo com outros espaços, entre eles,
o contexto da própria creche. Portanto, essa formação deve partir dos conflitos, das interrogações, das tensões, dos questionamentos que emergem
cotidianamente em suas práticas. A creche, como qualquer outro lugar em que
transita o humano, é palco de tradições, contradições e reflexões. Acreditamos na necessidade de aprofundar estudos na área, além de enfrentar os dilemas da formação das educadoras no interior da própria creche.
Palavras-chave: formação – educadoras – creche – pesquisa
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Núbia Schaper Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).