UMA LEITURA DAS IMAGENS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DOS SIGNOS DE ALIENAÇÃO À SUBLIMAÇÃO CRIATIVA

Autores

  • Luiza Batista Amaral
  • Marília Etienne Arreguy

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39156

Resumo

RESUMO
Com o intuito de se pensar a construção criativa do aluno, esta pesquisa parte de contribuições da teoria crítica, mas também do conceito freudiano de sublimação para compreender possíveis alternativas ao processo de reprodução da violência nas escolas. Busca-se também elementos da teorização foucaultiana para pensar o ambiente escolar tradicional, sua estética aprisionadora, contrapondo a sala de artes como um via de escape a esse modelo. A problemática da pesquisa se norteia por questões como: Como ressiginificar a visão identificatória de jovens com o cinema pop violento para se pensar a realidade mais próxima dos estudantes a partir do cinema arte? Como a estética da violência presente no cinema influencia na produção de imagens (desenhos, objetos artísticos, etc.) construídas pelos alunos no ambiente escolar? Buscamos analisar as influências das imagens da
violência veiculadas pelo cinema após o acompanhamento, durante um ano, de
uma turma de artes do 1º ano E.M de uma escola pública, pensando nos efeitos intersubjetivos da projeção de imagens de violência para jovens e algumas de suas produções no ambiente escolar.

Palavras chave: Psicanálise e educação, imagens da violência, indústria cultural, aulas de artes, sublimação

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Amaral, L. B., & Arreguy, M. E. (2016). UMA LEITURA DAS IMAGENS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DOS SIGNOS DE ALIENAÇÃO À SUBLIMAÇÃO CRIATIVA. RevistAleph, (26). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39156

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas