DO CUIDADO COM O OUTRO À MUDANÇA EDUCATIVA: UMA LARVA? UMA BORBOLETA? AMBAS? OU NENHUMA DESSAS? (SOBRE A BORBOLETA)
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39184Palavras-chave:
Alteridade, diferença, ética,Resumo
Carlos Skliar nos convida ao em com o outro, acontecimento que nos atravessa, nos arrebata e nos destitui de qualquer certeza que possa nos assegurar. O desdobramento da palavra não foi um simples jogo de linguagem, mas possibilidade de uma gagueira que destrói os mecanismos que sustentam as convenções lógicas da língua, gerando intensidades, efeitos, disjunções... colocando em desconforto a calmaria do pensamento comum e tranquilizador. Lançando-nos na aventura de pensar que o outro é aquele que se afirma por sua diferença, rachando nossas convicções. Com esses escritos, Skliar nos co move para uma conversação em que o testemunho do processo de transformação de uma larva em borboleta pode carregar em si a potência de algo não-dizível, mas que produz, mesmo que por contornos imprecisos, a possibilidade de uma nova ética, uma ética do “cuidado com o outro à mudança educativa”, incitando-nos a pensar “uma parte crucial do problema educativo”...
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Carlos Bernardo Skliar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).