UM ESFORÇO DE PESQUISA: PENSAR A EDUCAÇÃO DE JOVENS SURDOS NA TENSÃO ENTRE O MAIOR E O MENOR DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39195Palavras-chave:
Surdez, histórias escolares, diferença, alteridade,Resumo
Este ensaio tem como objetivo central dar a ver e enunciar as tensões
entre Histórias e Políticas da Educação de Surdos e as histórias escolares
de quatro jovens surdos em Rio Bonito. Trabalhamos em diálogo com o
método deleuzeguatarriano de cartografia e produzimos um
deslocamento do conceito de literatura menor para a noção de história
menor. A "história menor" é aqui entendida como um dispositivo
instituinte que nos ajuda a pensar as trajetórias escolares das pessoas
surdas como micropolíticas de resistência às formas que majoritariamente
vêm sendo inventadas e, em decorrência destas invenções, produzindo
efeitos de exclusão escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Anelice Astrid Ribetto, Luma Balbi de Figueredo e Cordeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).