HABILIDADES EM CARREIRAS TÉCNICAS E INDICADORES DE SUPERDOTAÇÃO

Autores

  • Lucia de Mello e Souza Lehmann
  • Claudiane Figueiredo Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39196

Palavras-chave:

Ensino técnico e profissionalizante, altas habilidades, superdotação,

Resumo

O registro da presença de alunos com Altas Habilidades ou Superdotação (AH ou SD) tem ocorrido timidamente no ensino técnico e profissionalizante, pela dificuldade de  compreender o conceito e seus indicadores. Este trabalho buscou identificar, analisar e sistematizar aspectos indicativos de superdotação em carreiras técnicas. O campo da pesquisa situou-se em escolas técnicas e a população alvo foi o professor. O trabalho seguiu as concepções de AH ou SD da legislação Brasileira de Educação Especial, com o conceito de inteligência e potencialidades. A metodologia utilizada foi a qualiquantitativa, pesquisa-ação. Os resultados apontaram para indicadores que facilitam a identificação de características presentes nos alunos com habilidades acima da média nesta modalidade de ensino.

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Publicado

2017-08-17

Como Citar

Lehmann, L. de M. e S., & Ribeiro, C. F. (2017). HABILIDADES EM CARREIRAS TÉCNICAS E INDICADORES DE SUPERDOTAÇÃO. RevistAleph, 28(28). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39196

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas

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