FORMAÇÃO ONLINE SOBRE DROGAS PARA DOCENTES NA PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DE DANOS: O PONTO DE VISTA DOS CURSISTAS. ONLINE EDUCATION ON DRUGS FOR TEACHERS IN THE PERSPECTIVE OF DAMAGE REDUCTION: THE VIEW OF CURSISTS

Autores

  • Francisco José Figueiredo
  • Simone Souza Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39258

Palavras-chave:

Educação sobre drogas. Redução de danos. Formação de professores. Curso a distância sobre drogas. Drogas e Saúde nas escolas. Drug education. Harm reduction. Teacher training. Distance learning courses. Drugs and Health in schools.

Resumo

Pesquisas revelam que drogas circulam entre os jovens, mas diante do despreparo dos professores, o tema não é abordado nas escolas. Este estudo descreve um curso de formação online sobre drogas para docentes - informada pela perspectiva da Redução de Danos como modelo crítico e emancipatório - e as atividades educativas desenvolvidas na etapa final da formação. Apesar de ainda haver dúvidas sobre a concepção de redução de danos, os cursistas entrevistados promoveram espaços de diálogo e aprendizagem sobre drogas com suas turmas. Os resultados sugerem que o curso pode contribuir para a abordagem do tema entre estudantes.

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Publicado

2018-07-20

Como Citar

Figueiredo, F. J., & Monteiro, S. S. (2018). FORMAÇÃO ONLINE SOBRE DROGAS PARA DOCENTES NA PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DE DANOS: O PONTO DE VISTA DOS CURSISTAS. ONLINE EDUCATION ON DRUGS FOR TEACHERS IN THE PERSPECTIVE OF DAMAGE REDUCTION: THE VIEW OF CURSISTS. RevistAleph, (30). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39258