O CORPO EM COSTURA, CORPO EM ABERTURA. THE COSTURED BODY: FISSURING THE BOOK OF SCIENCES.

Autores

  • Dhemersson Warly Santos Costa
  • Maria dos Remédios de Brito

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39271

Palavras-chave:

Corpo. Diferença. Devir. Body. Difference. Devir.

Resumo

Resumo

O ensaio pretende tecer linhas reflexivas acerca o corpo através de um exercício de criação imagética de corpos (im)possíveis costurados sobre a superfície do livro didático de ciências. A produção das imagens costuradas parte da seguinte questão: é possível criar um corpo para além do discurso biológico no livro didático? Tomamos como aliança conceitual a filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, na construção do mote argumentativo: é possível pensar e produzir um corpo para si que percorra outras linhas, aquelas que se chamam molares, moleculares e linhas de fuga. Um corpo atravessado pelo desejo, sendo este a instância produtiva que o rasga, desfazendo formas e costurando outras composições e arranjos.

 

Abstract
The essay intends to weave reflective lines about the body through an imaging exercise of possible (im) bodies sewn onto the surface of the science textbook. The production of the stitched images starts from the following question: is it possible to create a body beyond the biological discourse in the textbook? We take as a conceptual alliance the philosophy of difference between Gilles Deleuze and Félix Guattari, in the construction of the argumentative motto: it is possible to think and produce a body for itself that runs along other lines, those that are called molars, molecular and lines of escape. A body crossed by desire, this being the productive instance that rips it, undoing forms and sewing other compositions and arrangements.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRITO, M. R. Entre as linhas da educação e da diferença. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

COSTA, D. W. S; SILVA, C. A. S. “Que palhaçada é essa?”: um relato sobre a sexualidade no ensino de ciências. Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 96-101, 2017.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

______. Mil Platôs. São Paulo: Ed. 34, 2013.

______. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2010.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DESCARTES, R. Discurso del método. Ediciones Colihue SRL, 2004.

LATTANZIO, F. F. O lugar do gênero na psicanálise: da metapsicologia às novas formas de subjetivação. Dissertação de mestrado UFMG. 2011. Disponível em http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/VCSA-8J9G7E/disserta__o_felippe_lattanzio_vers_o_definitiva___o_lugar_do_g_nero_na__psican_lise.pdf?sequence=1

MACHADO, R. Deleuze, a Arte e a Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

RAMOS, M. N. C; BRITO, M. R. As linhas que tecem o aprender e o ensinar em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 20, 2018.

SANTOS, H. S. S; BRITO, M. R. Esquizografias dos afetos: sexualidade entre paisagens. Momento Diálogos em Educação, v. 25, n. 1, p. 233-256, 2016.

SCHÖPKE, R. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SILVA, C. V. O conceito de desejo na filosofia de Gilles Deleuze. Tese de Doutorado. Unicamp. 2000.

SILVA, C. A; COSTA, D. W. S. Construção de novos olhares a partir do cinema: encenando novas educações, sexualidades e des-gêneros. Diversidade e Educação, v. 5, n. 1, p. 42-50, 2017.

ZOURABICHVILI, F. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2004.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Santos Costa, D. W., & de Brito, M. dos R. (2018). O CORPO EM COSTURA, CORPO EM ABERTURA. THE COSTURED BODY: FISSURING THE BOOK OF SCIENCES. RevistAleph, (31). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39271