MASCULINIDADES NEGRAS EM MOVIMENTO – O CINEMA NEGRO COMO PRÁTICA DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO BLACK MASCULINITY IN MOVEMENT –THE BLACK CINEMA AS A DECOLONIAL PRACTICE IN EDUCATION

Autores

  • Marco Aurélio da Conceição Correa

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39273

Palavras-chave:

Cinema negro. Masculinidades negras. Educação. Descolonização. Identidades. Black cinema. Black masculinities. Education. Decolonization. Identities.

Resumo

Este ensaio tem a proposta de dar continuidade na crescente discussão sobre as masculinidades negras, reconhecendo que estas são subjugadas como inferiores, devido as raízes coloniais racistas que criam relações assimétricas de poder, cria-se uma masculinidade hegemônica patriarcal do homem branco, hétero e cristão. Esta violência colonial aprisiona até os dias de hoje as subjetividades e as representações do homem negro. O cinema como artefato reprodutor da realidade acaba a dar sequência a estes históricos estereótipos. Porém, existe na atualidade uma emergente criação cinematográfica que busca outras representações estéticas para os corpos e mentes negras. A partir destes filmes pensamos em possibilidades pedagógicas que descolonizem as mentes e ressignifiquem as masculinidades negras.

 

This text has the proposal to continue the growing discussion about black masculinities, recognizing that those are subjugated as inferior because of the racist colonial roots that create asymmetrical relations of power creating the patriarchal hegemonic masculinity of the white, straight and Christian man. This colonial violence imprisons until the present day the subjectivities and representations of the black man. Cinema as a reproductive artifact of reality ends up following these historical stereotypes. However, nowadays there is an emerging cinematic creation that seeks other aesthetic representations for black bodies and minds. From these films we think of pedagogical possibilities that decolonize the minds and resignify the black masculinities.

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A Rainha Diaba(1974; direção: Antônio Carlos Fontoura; Brasil)

Aitaré da Praia (1925; direção: Gentil Roiz; Brasil)

Alma no Olho(1973; direção: Zózimo Bulbul; Brasil)

Barravento(1961; direção: Glauber Rocha; Brasil)

Cidade de Deus -10 Anos Depois(2012; direção: Cavi Borges e Alonquel Uchôa; Brasil)

Cidade de Deus(2002; direção: Fernando Meirelles e Cátia Lund; Brasil)

Cidade dos Homens(2007; direção: Paulo Morelli; Brasil)

Corra!(2017; direção: Jordan Peele; Estados Unidos da América)

Dia de Alforria(?) (1981; direção: Zózimo Bulbul; Brasil)

Django Livre(2012; direção: Quentin Tarantino; Estados Unidos da América)

Em Compasso de Espera(1970; direção: Antunes Filho;

Brasil)

Esconde-Esconde(2016; direção: Don Felipe; Brasil)

Ganga Zumba(1963; direção: Cacá Diegues; Brasil)

Inxeba(2017; direção: John Trengrove; África do Sul)

Keïta! O legado do Griot (1995; direção: Dani Kouyaté; Burkina Faso)

Kiko e Neguinha (2013; direção: Luciano Vidigal; Brasil)

Lá do Alto (2015; direção: Luciano Vidigal; Brasil)

Malcolm X(1992; direção: Spike Lee; Estados Unidos da América)

Moonlight(2016; direção: Barry Jenkins; Estados Unidos da América)

O Nascimento de Uma Nação(1915; Direção: D.W. Griffith; Estados Unidos da América)

O Papel e o Mar(2010; direção: Luiz Antônio Pilar; Brasil)

Orfeu(1999; direção: Cacá Diegues; Brasil)

Pantera Negra(2018; direção: Ryan Cogler; Estados Unidos da América)

Picolé, Pintinho e Pipa (2006; direção: Gustavo Mello; Brasil)

Rio, Zona Norte(1957; direção: Nelson Pereira dos Santos; Brasil)

Shaft(1971; direção: Gordon Parks; Estados Unidos da América)

Sweet Sweetback's Baadasssss Song(1971; direção: Melvin Van Peebles; Estados Unidos da América)

Tropa de Elite(2007; direção: José Padilha; Brasil)

Within Our Gates(1920; direção: Oscar Micheaux; Estados Unidos da América)

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Correa, M. A. da C. (2018). MASCULINIDADES NEGRAS EM MOVIMENTO – O CINEMA NEGRO COMO PRÁTICA DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO BLACK MASCULINITY IN MOVEMENT –THE BLACK CINEMA AS A DECOLONIAL PRACTICE IN EDUCATION. RevistAleph, (31). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39273