DIREITO À EDUCAÇÃO: DIÁLOGO COM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE POCONÉ -MT RIGHT TO EDUCATION: DIALOGUE WITH A COMMUNITY QUILOMBOLA FROM POCONÉ, STATE OF MATO GROSSO, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39276Palavras-chave:
Desigualdades raciais. Famílias quilombolas. Educação. Racial inequalities. Quilombola families. Education.Resumo
Este artigo visa apresentar a luta da comunidade quilombola Curralinho, localizada no município de Poconé - Mato Grosso, pelo direito de ir e vir em seu território, como também, trazer à tona as dificuldades enfrentadas pelas famílias quilombolas para garantir aos seus filhos o direito à educação. A pesquisa constitui um trabalho de campo, por meio de uma abordagem qualitativa, com uso de entrevistas e observação participante. As informações coletadas apontam que as famílias ainda vivem em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade. Há também uma grande preocupação dos pais com a escolarização dos filhos. Essas famílias não medem esforços para que os seus primogênitos tenham acesso à escola, criando para isso, estratégias de modo a minimizar tais desafios.
This article aims to present the struggle of the quilombola community Curralinho, located in the municipality of Poconé - Mato Grosso, for the right to come and go in its territory, as well as to bring to the fore the difficulties faced by quilombola families to guarantee for your children the right to education. The research constitutes a field work, through a qualitative approach, with the use of interviews and participant observation. The information collected indicates that families still live in extreme poverty and vulnerability. There is also a great concern of the parents with the schooling of the children. These families do not struggle to have their first - borns access to the school, creating strategies to minimize such challenges.
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