ENSINANDO E APRENDENDO HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A HISTÓRIA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO. TEACHING AND LEARNING HISTORY: AN EXPERIENCE WITH THE PUBLIC HISTORY IN THE MUNICIPALITY OF SÃO GONÇALO.

Autores

  • Hosana do Nascimento Ramôa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39285

Palavras-chave:

Historiando as artes. Ensino de história. História pública. Presença. Historizing arts. History teaching. Public history. Presence.

Resumo

O presente artigo pretende abordar a experiência em acompanhar um professor de história da cidade de São Gonçalo, idealizador de diversos cursos no campo da História da Arte no município, cujo projeto “Historiando as artes” será o foco de nossa investigação. Temos por objetivo, pois, analisar as práticas envolvidas no Ensino de História e na atuação docente que possibilitam a produção de presença, conceito teórico relacionado à materialidade dos corpos, dos objetos e do mundo. Mediante esse entendimento, traçaremos uma narrativa das aulas, que foram ministradas a uma turma bastante heterogênea, partindo do entrecruzamento entre História Pública e Ensino de História para pensar as possibilidades e potencialidades da relação entre essas duas áreas.

The present article aims to approach the experience of accompanying a history teacher located in the city of São Gonçalo, idealizer of many courses in the area of Art History in the town, whose project “Historizing arts” will be the focus of our investigation. Our objective is, thus, to analyze the practices involved in the history teaching and in teacher performance, which allow the presence production, theoretical concept related to the materiality of bodies, objects and the world. Through this understanding, we will draw a narrative of the classes, taught to a very heterogeneous group, considering the intersection between Public History and History Teaching to think about the possibilities and potentialities of the relationship between these two fields.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBIERI, Sara. História Pública e Consciência Histórica. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI, Marta G. de Oliveira (org.) Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011, p. 19-28.

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI, Marta G. de Oliveira. História pública: entre as “políticas públicas” e os “públicos da história”. XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento Histórico e Diálogo Social (ANPUH Brasil). Natal – RN, 22 a 26 de julho de 2013.

CONFORTIN, Renata. Saberes e sabores da docência: O que move o professor de Biologiana/para a sala de aula? (Dissertação de mestrado). Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, 2014.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. A presença realizada na linguagem: com atenção especial para a presença do passado. História da historiografia. Ouro Preto, número 03. Setembro de 2009, p.10-22. Disponível em: <http://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/68>

Acesso em 12 de outubro de 2018 às 20h.

____________. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-RIO, 2010.

____________. Nosso amplo presente: o tempo e a cultura contemporânea, tradução Ana Isabel Soares. I ed. – São Paulo: Editora Unesp, 2015.

____________. Serenidade, presença e poesia: Seleção e Tradução de Mariana Lage. Belo Horizonte, MG: Relicários Edições, 2016.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuições à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2006.

____________. Estratos do tempo: estudos sobre a história. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2014.

LIDDINGTON, Jill. O que é História Pública? Os públicos e seus passados. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI, Marta G. de Oliveira (org.) Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011, p. 31-50.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

THOMPSON, Edward P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. Título original: The Poverty of Theory.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Ramôa, H. do N. (2018). ENSINANDO E APRENDENDO HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM A HISTÓRIA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO. TEACHING AND LEARNING HISTORY: AN EXPERIENCE WITH THE PUBLIC HISTORY IN THE MUNICIPALITY OF SÃO GONÇALO. RevistAleph, (31). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39285