EDUCAÇÃO INFANTIL ÉTNICO-RACIAL NAS NARRATIVAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CRIANÇA PEQUENA ETHNIC-RACIAL CHILDREN EDUCATION IN THE PUBLIC POLICY NARRATIVES FOR THE SMALL CHILD

Autores

  • Flávia Maria de Menezes
  • Claudia Vianna de Melo
  • Erica Cristian Reis dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39289

Palavras-chave:

Criança pequena. Políticas públicas. Educação étnico-racial. Small child. Public politics. Ethnic-racial education.

Resumo

Este artigo analisa textos das políticas públicas para a educação na infância, que afirmam a questão étnico-racial no processo de construção das identidades dos sujeitos escolares, em especial as crianças pequenas. O proposto é a discussão sobre as possibilidades que as narrativas desses textos oferecem (ou não) aos profissionais nas instituições de educação infantil brasileiras para o alargamento dos seus horizontes na direção de uma ação educativa humanizadora.

 

This article analyzes texts of public policies for early childhood education that affirm the ethno-racial question in the process of constructing the identities of school subjects, especially young children. The proposal is the discussion about the
possibilities that the narratives of these texts offer (or do not) to the professionals in the institutions of Brazilian infantile education for the extension of their horizons in the direction of a humanizing educative action.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

de Menezes, F. M., de Melo, C. V., & dos Santos, E. C. R. (2018). EDUCAÇÃO INFANTIL ÉTNICO-RACIAL NAS NARRATIVAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CRIANÇA PEQUENA ETHNIC-RACIAL CHILDREN EDUCATION IN THE PUBLIC POLICY NARRATIVES FOR THE SMALL CHILD. RevistAleph, (31). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39289

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas