EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA QUEER E ESTUDOS DECOLONIAIS: QUAIS AS PARCERIAS POSSÍVEIS PARA QUE MAIS VIDAS PERSISTAM? EDUCATION, QUEER PEDAGOGY AND DECOLONIAL STUDIES: WHAT ARE THEIR POSSIBLE PARTNERSHIPS SO THAT MORE LIVES CAN PERSIST?

Autores

  • Allan Dayvidson de Azevedo Menezes

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39291

Palavras-chave:

Pedagogia Queer. Estudos Decoloniais. Políticas de Reconhecimento. Precariedade. Queer Pedagogy. Decolonial Studies. Recognition Politics. Precarity.

Resumo

O presente artigo está interessado em fazer uma breve articulação entre Pedagogia Queer, estudos descoloniais e políticas de reconhecimento. Essa interlocução visa
compreender como a aliança entre algumas reflexões dos campos de estudo supracitados pode contribuir para a educação, tendo como horizonte garantir a
viabilidade de mais vidas. Partindo da premissa de que a vida é constitutivamente precária e do fato de que a educação pode ser crucial para a persistência de nossas vidas, tentaremos localizar as possíveis parcerias entre educação, reconhecimento e
produção de conhecimento, traçando seus limites, potencialidades e ambiguidades.

 

The present article is interested in making a brief articulation between Queer Pedagogy, decolonial studies and recognition policies. This interlocution aims to understand how the alliance between some reflections of the fields of study mentioned above can contribute to education, having as horizon to guarantee the viability of more lives. Starting from the premise that life is constitutively precarious
and from the fact that education can be crucial to the persistence of our lives, we will try to find out the possible partnerships between education, recognition and production of knowledge, tracing its limits and potentialities and ambiguities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCOFF, Linda M. Uma epistemologia para a próxima revolução. Soc. estado., Brasília , v. 31, n. 1, p. 129-143, Abril, 2016 . Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-

> acesso em abr 2018.

ANZALDUA, Gloria. La conciencia de la mestiza: rumo a uma nova consciência. Rev. Estud. Fem., Florianópolis , v. 13, n. 3, p. 704-719, Dec. 2005 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-

X2005000300015&lng=en&nrm=iso>. acesso em 21 ago. 2018.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Rev. Bras. Ciênc. Polít. Brasília , n. 11, p. 89-117, Aug. 2013 . Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-

&lng=en&nrm=iso>. acesso em 21 ago. 2018.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 3aEd. São Paulo: Ed Brasiliense, 1987.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: Notas para uma teoria performativa de assembléia. 1a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brazileira, 2018.

______, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Ed Autentica, 2015.

______, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro. Dissidências sexuais e de gênero. Salvador: EDUFFBA, 2016a. p. 19-42

______, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? 2aed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016b.

DINIS, Nilson Fernandes. Por uma Pedagogia Queer. In: Itinerarius Reflectionis, [S.l.], v. 9, n. 2, jan. 2014. ISSN 1807-9342. Disponível em:

<https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/27710/19279>. Acesso em 06 set. 2018.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – 54a Ed – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno: fazendo parentes. ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte Ι, Ano 3 - N. 5 / Abril de 2016. Disponível em: <http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/?p=5258> acesso em 03 set. 2018.

______, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. In: Cadernos Pagu, v.5. p. 7-41. Campinas: Ed. Unicamp, 1995.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2016

PENNA, Camila. Paulo Freire no pensamento decolonial: um olhar pedagógico sobre a teoria pós-colonial latino-americana. In: Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas. V.8 N.2, 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/12609> acesso em 03 set. 2018

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Menezes, A. D. de A. (2018). EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA QUEER E ESTUDOS DECOLONIAIS: QUAIS AS PARCERIAS POSSÍVEIS PARA QUE MAIS VIDAS PERSISTAM? EDUCATION, QUEER PEDAGOGY AND DECOLONIAL STUDIES: WHAT ARE THEIR POSSIBLE PARTNERSHIPS SO THAT MORE LIVES CAN PERSIST?. RevistAleph, (31). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39291

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas