NA CONTRAMÃO DA MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: DESNATURALIZAR E DESPATOLOGIZAR O FRACASSO ESCOLAR ON THE OPPOSITE WAY OF MEDICALIZATION IN EDUCATION: DENATURIZING AND DEPATHOLOGIZING SCHOOL FAILURE
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39292Palavras-chave:
Medicalização da educação. Dificuldades de escolarização. Fracasso escolar.Medicalization in educational area. Difficulties in school. School failureResumo
O objeto deste estudo são as dificuldades de escolarização interceptadas pela medicalização dos fenômenos educacionais em meio à produção ideológica do
fracasso escolar. A investigação objetivou verificar a epidemia de diagnósticos e de tratamentos do suposto fracasso escolar na sociedade contemporânea; bem como pensar em formas de intervenção do problema da patologização e da caracterização do fracasso escolar que considerem a brincadeira como essencial para identificar as
necessidades do aprendiz. Por meio da revisão bibliográfica, almeja-se refletir acerca de alternativas à medicalização das dificuldades de aprendizagem na prática educacional e que resgatem o prazer em aprender.
The object of this study is the difficulties of schooling intercepted by the medicalization of educational phenomena in the midst of the ideological production of school failure.
The investigation aimed to verify the epidemic of diagnoses and treatments of the supposed scholastic failure in the contemporary society; as well as to think of ways of
intervention of the problem of the pathologization and the characterization of school failure that consider play as essential to identify the needs of the learner. Through the
bibliographic review, it is sought to reflect on alternatives to the medicalization of learning difficulties in educational practice and that rescue the pleasure in learning.
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