CULTURAS, EDUCAÇÃO E CORPO EM MOVIMENTO – POTENCIALIDADES DA ESCOLA CULTURES, EDUCATION AND BODY IN MOVEMENT - POTENTIALITIES FROM SCHOOL

Autores

  • Andrea da Paixão Fernandes
  • Lucio Bernard Sanfilippo

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39294

Palavras-chave:

Culturas. Educação. Corpo. Saberes. Cultures. Education. Body. Knowledge.

Resumo

O presente artigo propõe refletir e dialogar sobre as temáticas educação, culturas e corpo a partir do lugar da escola como espaço privilegiado para o desenvolvimento
dessa inter-relação. Entendemos as culturas como relevantes para a valorização e preservação de diferentes costumes, bem como para que percebamos, em sua dinâmica, potencialidades e possibilidades outras de produção de conhecimentos. Consideramos os movimentos e processos educativos e culturais – sobretudo nas culturas populares – que envolvam corpos, saberes, redes, na constituição de uma
escola outra que se abra às diversidades que transbordam pelos diferentes espaços, dentro e fora de seus muros.

 

This article proposes to reflect on and to dialogue with the theme of education, cultures and body taking into consideration the school as a privileged space a privileged space for the development of this interrelation. We understand cultures as being relevant to the valuation and preservation of different habits, as well as perceiving their dynamics, other potentialities and possibilities of knowledge
production. We consider the educational and cultural movements and processes – especially in popular cultures – that involve bodies, knowledge, and networks in the
making up of a school that opens itself up to the diversities that overflow the different spaces, inside and outside its walls.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Nilda. Tecer conhecimento em rede. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.). Os sentidos da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 111-120.

______. Imagens das escolas. In: ALVES, Nilda; SGARBI, Paulo (orgs.). Espaços e imagens na escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

______. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos

de regulação. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1195-1212, out-dez/2010. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

______; SANTOS, Joana. Redes de conhecimentos e currículos: agenciamentos e criações possíveis nos movimentos estudantis recentes. Espaço do currículo. João Pessoa, v. 9, n. 3, p. 372-392, set-dez/2016. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. CULTURA (movimentos de cultura popular). In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 108-110.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza; NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 27, p. 125-137, set-dez/2004.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda. Contar o passado, analisar o presente e sonhar com o futuro – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. Petrópolis (RJ): DP et Alii, 2001.

SABINO, Jorge; LODY, Raul. Danças de matriz africana: antropologia do movimento. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.

SANFILIPPO, Lucio. Interdisciplinando a cultura na escola com o jongo. Rio de Janeiro: Multifoco, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São

Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Fernandes, A. da P., & Sanfilippo, L. B. (2018). CULTURAS, EDUCAÇÃO E CORPO EM MOVIMENTO – POTENCIALIDADES DA ESCOLA CULTURES, EDUCATION AND BODY IN MOVEMENT - POTENTIALITIES FROM SCHOOL. RevistAleph Ou Revista Aleph UFF, (31). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39294

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas