PROFESSOR OU PEDAGOGO, UMA BREVE REFLEXÃO TEACHER OR PEDAGOGUE, A BRIEF REFLECTION
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39295Palavras-chave:
Diretrizes curriculares nacionais (DCN). Formação em pedagogia. Identidade profissional. Trabalho docente. National curricular guidelines (DCN). Graduation in pedagogy. Professional identity. Teaching work.Resumo
Esse artigo surge do encontro entre dois professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense enquanto trabalharam na Comissão de Discussão do
Currículo de Pedagogia, em 2017. Em oposição a uma definição identitária que encarceraria a atividade do Pedagogo em funções pré-determinadas de seu exercício profissional, a questão central do texto diz respeito à multiplicidade de possibilidades do “fazer” pedagógico, entendendo que essa abertura rompe com as hierarquizações e disciplinarizações que estabelecem fronteiras para uma visão transdisciplinar desse profissional ao mesmo tempo que contribui para o diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica.
This article arises from the meeting between two professors of the Faculty of Education of the Federal University Fluminense while they worked on the Commission of Discussion of the Curriculum of Pedagogy, in 2017. In opposition to an identity
definition that would imprison the activity of the Pedagogue in pre-determined functions of his professional exercise, the central issue of the text is concerned with the multiplicity of possibilities of pedagogical "doing", understanding that this opening breaks with hierarchies and disciplinarizations that establish boundaries for a transdisciplinary view of this professional, and the same time it contributes to the
dialogue with the National Curricular Guidelines (DCN) for the graduation and continued formation of teachers in the Basic Education teaching profession.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 15a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
_________________. Tensões na condição e no trabalho docente – Tensões na formação. Movimento – Revista de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação FE-UFF. Ano 2, no2, 2015.
BRASIL. Parecer CFE No 252/1969, relativo às especializações em Educação: habilitações em: Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Administração Escolar e Inspeção Escolar.
BRASIL. LEI No 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2o graus, e dá outras providências.
BRASIL. CNE/CP. Resolução no 01/2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.
BRASIL. CNE/CP. RESOLUÇÃO no 02/2015, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada;
GALLO, Silvio. Conhecimento, transversalidade e educação: para além da interdisciplinaridade. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, Piracicaba, SP, v. 10, n. 21, 1997.
GRINSPUN, Mirian P S Zippin (Org). Supervisão e orientação educacional: perspectivas de integração na escola. 4a ed.ampl. São Paulo: Cortez, 2008.
GUATTARI, Félix/ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.
LARROSA, J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. Caminhos investigativos – novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 133-160.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Triom - São Paulo, 1999
PARO, Vitor Henrique. Diretor Escolar: educador ou gerente?. São Paulo: Cortez, 2015
SAVIANI, Dermeval. A Supervisão Educacional em perspectiva histórica: da função à profissão
pela mediação da ideia. In FERREIRA, Naura S C (Org). Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 7a ed. São Paulo/SP: Cortez, 2008, pp 13-38.
SILVA, Dagmar de Mello e Silva. Nos modos de dizer-se de jovens, algumas estéticas existenciais do contemporâneo. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Faculdade de Educação. Orientador: Maria Luíza Magalhães Bastos Oswald, 2009 - 188 f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Silvério Augusto Moura Soares de Souza, Dagmar de Mello e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).