O QUE PENSAM ESTUDANTES E PROFESSORES SOBRE O PAPEL DO CIENTISTA NA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA? WHAT DO STUDENTS AND TEACHERS THINK ABOUT THE SCIENTIST'S ROLE IN THE DISCLOSURE OF SCIENCE?
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39297Palavras-chave:
Divulgação científica. Produção de conhecimento. Ciência-tecnologia- sociedade. Science communication. Knowledge production. Science-technology- society.Resumo
A divulgação do conhecimento tem sido uma importante maneira da população ter acesso à informação científica. A questão 40131 do Projeto Ibero-Americano de Avaliação de Atitudes relacionada a Ciência, Tecnologia e Sociedade trata a
responsabilidade do cientista de informar sobre suas descobertas ao público. O presente estudo envolveu 104 participantes da área de humanas. Os dados sobre
alfabetização e divulgação científica foram analisados entre pré-universitários, universitários, recém formados e professores. Os primeiros apresentaram os menores
índices de concordância às categorias adequadas e ingênuas. Assim, possibilitou-se estabelecer relações entre a divulgação e alfabetização científica e gerar uma discussão acerca da importância da escolarização na tomada de decisões.
The dissemination of knowledge has been an important way for the population to have access to scientific information. Question 40131 of the Ibero-American Science, Technology and Society Attitude Assessment Project addresses the scientist's responsibility to inform his or her findings to the public. The present study involved 104 participants from the human area. The data on literacy and scientific dissemination were analyzed among pre-university students, university students, recent graduates and teachers. The former presented the lowest indices of agreement to the appropriate and naive categories. Thus, it was possible to establish relationships
between dissemination and scientific literacy and generate a discussion about the
importance of schooling in decision making.
Downloads
Referências
ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ci. Inf., Brasília, vol. 25, n. 3, 1996.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. (2001). Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, vol.3, n. 1, p.25-39, 2001.
Bazzo, W. A. A pertinência de abordagens CTS na Educação Tecnológica. Revista Ibero- Americana de Educação, 28, 2002.
BERTOLLI, C. A Divulgação Científica na Mídia Impressa: As Ciências Biológicas em foco. Ciência & Educação, vol. 13, n.3, p.351-368, 2007.
BUENO, W. Jornalismo Científico: conceitos e funções. Ciência e Cultura, vol. 37, n. 9, p. 1420- 1427, 1985.
CALDAS, J. O. Poder da divulgação científica na formação da opinião pública. In: Sousa, Cidoval Morais de (org.). Comunicação, ciência e sociedade: diálogos de fronteira. Taubaté: Cabral, p. 65-79, 2004.
CANDOTTI, E. Ciência na educação popular. In: Massarani, L.; Moreira, I.C.; Brito, F. (orgs.). Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, p. 15-24, 2002.
CHRISPINO, A.; BELMINO, H. Analise Preliminar do PIEARCTS no Rio de Janeiro: O Exemplo do Conceito de Tecnologia. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 2991-2995, 2009.
GERMANO, M. G.; KULESZA, W. A. Popularização da Ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, vol. 24, n. 1, p. 7-25, 2007.
GORDILLO, M.M.; OSORIO M. Carlos. Educar para participar en ciencia y tecnología. Un
proyecto para la difusión de la cultura científica. Revista Iberoamericana de Educación, vol. 32, n. 20, p.165-210, 2003.
KRIEGL, M de L S. Leitura: um desafio sempre atual. Revista
PEC, vol. 2, n. 1, p.1-12, 2002.
MANASSERO-MAS, A.; VÁZQUEZ, A.; ACEVEDO, J.A. Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS). Princeton, NJ: Educational Testing Service, 2003.
MARTINS, M. F. O discurso da ciência na contemporaneidade: “nada existe a menos que observemos”. Revista Rua, vol. 15, n.2, p. 26-42, 2009.
MASSARANI, L.; MOREIRA, I.C. (2003). A divulgação científica no Rio de Janeiro: um passeio
histórico e o contexto atual. Revista Rio de Janeiro, vol. 11, p. 38-69, 2003.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Recuperado de http://www.mct.gov.br/. Acesso em
/06/2015.
MOREIRA, I. C.; MASSARANI, L. Aspectos históricos da Divulgação Científica no Brasil. Em: Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Organização e apresentação de Luisa Massarani, Ildeu de Castro Moreira Fatima Brito. Rio de Janeiro: Casa da Ciência –
Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002.
MUELLER, S. P. M.; CARIBÉ, R. C. V. Comunicação Científica para o público leigo: breve histórico. Inf. Inf., vol. 15, n. especial, p. 13 – 30, 2010.
NAVAS, A. M.; CONTIER, D.; MARANDINO, M. Controvérsia Científica, Comunicação Pública da Ciência e Museus no bojo do movimento CTS. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, 2007.
NETO, R. B. Educação, ciência, tecnologia: prioridades não tão óbvias assim. In: Werthein, J; Cunha, C. (orgs.). Investimentos em educação, ciência e tecnologia: o que pensam os jornalistas. Brasília: Unesco Brasil, p. 195-203, 2004.
OLIVEIRA, T. M. V. Escalas de Mensuração de Atitudes: Thurstone, Osgood, Stapel, Likert,
Guttman, Alpert. Administração On Line Prática - Pesquisa – Ensino, vol. 2, n. 2, p. 88-102,
POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.
PRAIA, J., GIL-PÉREZ, D., VILCHES, A. O papel da Natureza da Ciência na Educação para a Cidadania. Ciência & Educação, vol. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.
ROIG, A. B.; VÁZQUEZ-ALONSO, A.; MANASSERO-MAS, M. A.; GARCÍA-CARMONA, A. Documentos de Trabajo | N.° 05 - Ciencia, Tecnología y Sociedad en Iberoamérica: Una
Evaluación de la Comprensión de la Naturaleza de Ciencia y Tecnología, 2006.
TARGINO, M. G. Divulgação científica e discurso. Comunicação & Inovação, vol. 8, n. 15, p. 19- 28, 2007.
TORRECILLA, F. J. M. Cuestionarios y escalas de actitudes. Universidad Autonoma de Madrid -Facultad de formación de profesorado y educación, 2004.
VALERIO, P. M.; PINHEIRO, L. V. R. Da comunicação científica à divulgação. TransInformação, vol. 20, n.2, 159-169, 2008.
Vázquez, A.; Manassero, M. A.; Acevedo, J. A. e Acevedo, P. Consensos sobre a Natureza da Ciência: a ciência e a tecnologia na sociedade. Química Nova na Escola. vol. 27, n. 8, p.15-30,
VOGT, C.; POLINO, C. Percepção pública da ciência: resultados da pesquisa na Argentina, Brasil, Espanha e Uruguai. Campinas: UNICAMP; São Paulo: FAPESP, 190 p. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Marcelo Borges Rocha, Marana Marana Vargas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).