A VOZ DO ALUNO E A ETNOGRAFIA: ABORDAGENS UTILIZADAS NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE VICTÓRIA NA AUSTRÁLIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39719Palavras-chave:
student voice, etnografia, voz do estudante, educação, voz do alunoResumo
Este artigo é parte dos resultados do estágio de doutoramento realizado na Universidade de Sydney na Austrália. O objetivo é compreender como o sistema educacional de Victoria utiliza a abordagem etnográfica e as imagens etnográficas na implementação do Student Voice. A metodologia deste estudo se deu em três fases: participação em workshop, visita à duas escolas e uma revisão de literatura. Percebeu-se que a imagem etnográfica torna-se uma forte aliada na construção de conceitos, teorias e ações que favorecem práticas educativas e gera registros documentais que podem ser revisitados e comparados em diferentes momentos. O Student Voice é compreendido neste artigo como uma abordagem que tem o potencial de mudar a cultura de uma escola e, ainda, mudar paradigmas educacionais.
Downloads
Referências
BARROS, J. H. F. de. O Papel do Educando em Estudos Sobre “Student Voice” na pesquisa de Alison Cook-Sather. Monografia, 2017, UERJ.
CAHILL, Sue. Student Voice leads change in Respectful Relationships. Connect 234, December 2018 (on-line at: https://research.acer.edu.au/connect/vol2018/iss234/)
COOK-SATHER, Alison, et al. Learning from the student's perspective: A sourcebook for effective teaching. Paradigm, 2009.
GAFF, Leonie. Wanna …. Connect, 230. April 2018. (on-line at: https://research.acer.edu.au/connect/vol2018/iss230/)
HOLDSWORTH, Roger. Student voice, agency, participation. Connect, 229. February 2018. (on-line at: https://research.acer.edu.au/connect/vol2018/iss229/)
HOLDSWORTH, Roger. Thinking about ‘agency’. Connect, 233. October 2018.
(on-line at: https://research.acer.edu.au/connect/vol2018/iss233/)
MANEFIELD, J., COLLINS, R., MOORE., MAHAR, S., & WARNE, C. Student voice : a historical perspective and new directions. Victoria. Dept of Education. Office for Education Policy and Innovation at: https://trove.nla.gov.au/work/153066936?q&versionId=217780420
MATTOS, C.L.G. de. Fracasso Escolar: Imagens de Explicações Populares sobre "Dificuldades Educacionais" entre Jovens de Áreas Rural e Urbana do Estado do Rio de Janeiro UFF/INEP (1991-1996). Relatório de Pesquisa. UFF/INEP. 1996.
MATTOS, C. L. G (org). (Etnografia na Educação: textos de Frederick Erickson. Rio de Janeiro: Netedu. E-book, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).