POR UMA PEDAGOGIA SEM IMAGEM: PARA PENSAR UM PROGRAMA DE EXPERIMENTAÇÃO EM UMA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39760Palavras-chave:
Imagem. Escrita. Educação. Experimentação.Resumo
Problematizar os investimentos dogmáticos que enredam a educação e suas práticas tem sido um desafio para alguns professores. O que se poderia retirar de um programa em sala de aula que coloca a produção de imagem e de escrita como motor de uma poética formativa? Em que medida a construção imagética passa pelo corpo e suscita novos processos de subjetivação que não passe pelos fundamentos? Foram traçadas algumas zonas maquínicas a partir de um programa de experiência em uma sala de aula de um curso de formação de professores. A pesquisa será constituída por platôs de criação que atravessam o campo da estética e do poético no fazer-pensar pedagógico, através da maquinação de diferentes linguagens que dão passagem para os fluxos criativos e inventivos, arrastando vidas para a experimentação de blocos de ensinar e aprender.Downloads
Referências
DELEUZE, G. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 2011.
______. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
______. Dobra (a): Leibniz e o Barroco. Papirus Editora, 2007.
______. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol. 5. São Paulo: Ed. 34, 2012.
______. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2010.
______. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, G. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.
LISPECTOR, C. A via crucis do corpo. Rocco, 1998.
______. A hora da estrela. Rocco, 1998.
______. Descoberta do mundo. Rocco, 1998.
RANCIÈRE, J. Políticas da escrita. Ed. 34, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).