POR UMA PEDAGOGIA SEM IMAGEM: PARA PENSAR UM PROGRAMA DE EXPERIMENTAÇÃO EM UMA SALA DE AULA

Autores

  • Maria dos Remédios de Brito Doutorado em Educação (Conceito CAPES 5) pela Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil(2005). Professora Associada da Universidade Federal do Pará
  • Dhemersson Warly Santos Costa Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2019). Graduado em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2016) campus de Altamira-PA.

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39760

Palavras-chave:

Imagem. Escrita. Educação. Experimentação.

Resumo

Problematizar os investimentos dogmáticos que enredam a educação e suas práticas tem sido um desafio para alguns professores. O que se poderia retirar de um programa em sala de aula que coloca a produção de imagem e de escrita como motor de uma poética formativa? Em que medida a construção imagética passa pelo corpo e suscita novos processos de subjetivação que não passe pelos fundamentos? Foram traçadas algumas zonas maquínicas a partir de um programa de experiência em uma sala de aula de um curso de formação de professores. A pesquisa será constituída por platôs de criação que atravessam o campo da estética e do poético no fazer-pensar pedagógico, através da maquinação de diferentes linguagens que dão passagem para os fluxos criativos e inventivos, arrastando vidas para a experimentação de blocos de ensinar e aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DELEUZE, G. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 2011.

______. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

______. Dobra (a): Leibniz e o Barroco. Papirus Editora, 2007.

______. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol. 5. São Paulo: Ed. 34, 2012.

______. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2010.

______. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, G. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.

LISPECTOR, C. A via crucis do corpo. Rocco, 1998.

______. A hora da estrela. Rocco, 1998.

______. Descoberta do mundo. Rocco, 1998.

RANCIÈRE, J. Políticas da escrita. Ed. 34, 1995.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

de Brito, M. dos R., & Santos Costa, D. W. (2019). POR UMA PEDAGOGIA SEM IMAGEM: PARA PENSAR UM PROGRAMA DE EXPERIMENTAÇÃO EM UMA SALA DE AULA. RevistAleph, (33), 157-173. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39760